Diretoria do SINEPE/RS faz balanço positivo do Giro Pedagógico 2024
Bem avaliado pelos associados, os encontros serviram para entidade se aproximar das regionais e sanar principais dúvidas
Mesmo diante dos desafios decorrentes da enchente, o Giro Pedagógico, do SINEPE/RS, foi concluído com grande êxito. Realizado em dois momentos, a primeira etapa ocorreu entre março e abril, com encontros em Pelotas, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. A segunda parte dos encontros foi retomada em agosto, após as enchentes, e ocorreu nas cidades de Cruz Alta, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
O presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, destaca que houve grande acolhimento por parte das instituições de ensino aos representantes do SINEPE/RS. “Sentimos o quanto as associadas esperam e acreditam no sindicato. O quanto é importante seguirmos a orientar as escolas no que fazer no seu dia a dia e como realizar o que está proposto em suas propostas pedagógicas”, conta.
Na visão da assessora pedagógica e de legislação educacional do SINEPE/RS, Naime Pigatto, quem participou dos encontros pode extrair vários conhecimentos, se atualizar de normativas e ter sugestões para a reelaboração do regimento escolar, da proposta pedagógica e dos planos curriculares.
Os encontros também tiveram momentos para conversas sobre o Ensino Médio atual e o que está por vir. Além disso, focou no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na forma de trabalho a partir do Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), visando atender estudantes com deficiências, transtornos do espectro autista e altas habilidades e superdotação. “Todos demonstraram muito interesse e avaliaram qualitativamente esta atividade”, diz.
Para o ano que vem, Dalpiaz comenta que ainda haverá uma reunião de planejamento para as definições do Giro Pedagógico. “A partir daí, teremos as viagens programadas para 2025”, pontua.