Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Educação Superior se reúne para nova rodada de negociações
09/04/2021

Educação Superior se reúne para nova rodada de negociações

Encontros foram marcados por apresentação de novas cláusulas

por Alana Schneider
Educação Superior se reúne para nova rodada de negociações

Nesta terça-feira (06), o SINEPE/RS e o Sindicato dos Professores e o Sindicato de Técnicos em Administração Escolar se reuniram para mais um encontro de negociações da Educação Superior. Nas reuniões, as categorias retomaram alguns pedidos e o SINEPE/RS apresentou novas propostas de cláusulas.

No encontro com os docentes, a categoria reforçou alguns de seus pedidos e esclareceu dúvidas sobre as propostas. Entre os itens está a regulamentação da carga horária dos professores em tempo integral e parcial: o pedido é de que haja um regramento para todas as instituições sobre a questão. Outro pedido apresentado pelo sindicato laboral foi a opção do despedimento em casos de redução na carga horária do professor para metade da média dos últimos doze meses. O objetivo é permitir que o trabalhador possa optar pelo seu desligamento, mas recebendo todos os direitos trabalhistas, em vez de ter sua carga horária diminuída. O sindicato dos professores também defendeu a proibição da contratação de professores na categoria intermitente, a fim de evitar que a prática se torne frequente. O último pedido foi da concessão de descontos aos docentes que desejarem cursar uma nova graduação, já que atualmente a CCT só prevê desconto para seus dependentes. O sindicato patronal se comprometeu a analisar as cláusulas apresentadas para um retorno nas próximas semanas.  

Em relação aos técnicos, os sindicatos discutiram os ajustes de redação sugeridos pelos trabalhadores em algumas cláusulas. O SINEPE/RS salientou que das doze cláusulas sugeridas, apenas quatro são efetivamente ajuste de redação, nas demais trata-se de alteração na cláusula. Entre elas está a questão da licença-paternidade e adoção, – os técnicos pedem que, a exemplo da CCT da Educação Básica, também haja uma licença ao trabalhador em casos de adoção de filhos; aumento na pausa para amamentação, isto é, que seja acrescido às trabalhadoras, 30min a cada intervalo de direito. Outro pedido defendido pela categoria é pacificar o entendimento de que o sábado é dia útil. Após o debate, a categoria fará os ajustes e enviará para aprovação do SINEPE/RS. Na ocasião, o sindicato patronal também informou que a redação da cláusula sobre a suspensão e/ou redução de carga horária aos trabalhadores durante as aulas remotas deve ser finalizada nesta semana.

Nas reuniões, o SINEPE/RS apresentou ainda, outras cinco propostas de cláusula às categorias:

Para professores e técnicos em administração escolar

- Indexador: o pedido é alterar o índice de referência utilizando em algumas cláusulas – o IGPM – para o INPC, pois este já é utilizado em outros pontos, como no reajuste salarial para as categorias;

- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): a preocupação é registrar em CCT o cuidado e o reconhecimento frente à legislação, demonstrando que os sindicatos estão sensíveis ao cumprimento da normativa;

Para os professores

- Recesso de final de ano: a proposta é fixar uma data ou período para o recesso de final de ano;

Concentração de aulas: a cláusula possibilitaria ao trabalhador receber o pagamento semestral, mas ministrar as aulas de forma concentrada, isto é, cumprir a carga horária do semestre em um período menor.

Para os técnicos em administração escolar

- Registros de jornada de trabalho: o objetivo é dar um amparo legal a Portaria nº 373 do Ministério do Trabalho, que possibilita a adoção de meios alternativos para o controle de ponto dos trabalhadores.

O SINEPE/RS enviará a redação dessas cláusulas aos sindicatos laborais, que avaliarão as propostas. Para a próxima semana, as categorias pediram que as pautas econômicas sejam retomadas pela mesa. Os próximos encontros ocorrem na terça-feira (13).

Confira:

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar