Escolas particulares podem participar do projeto Deputado por um Dia da Assembleia Legislativa
Para edição do segundo semestre inscrições estão abertas até 31 de maio

O programa Deputado por um Dia, iniciativa da Escola do Legislativo que permite a alunos de escolas públicas e privadas do RS vivenciar a rotina de um parlamentar, terá duas edições neste ano. A primeira está agendada para 16 de junho e a segunda ocorre no segundo semestre, em data a ser definida. A realização de mais de uma edição no ano insere-se na programação das atividades dos 190 anos do Parlamento gaúcho, celebrados em 2025.
O programa também retomou as atividades preparatórias presenciais nas escolas participantes. Conforme a coordenadora da Divisão de Biblioteca, Pesquisa e Extensão, Juliane da Luz, todas as cinco sorteadas para a 55ª edição, uma na Capital e as demais no interior, já receberam a visita da equipe da Escola do Legislativo durante o mês de março. As atividades presenciais nas escolas estavam suspensas desde a pandemia, tendo ocorrido em formato virtual até o ano passado.
Nas visitas, além da troca de ideias e do esclarecimento de dúvidas, os alunos aprendem sobre o funcionamento da Assembleia Legislativa e do Deputado por um Dia. Eles ainda participam de uma oficina de projetos, discutindo temas e a estrutura formal para elaborar os projetos de lei que serão discutidos e votados na Sessão Plenária do Estudante.
Outras mudanças para as próximas edições dizem respeito a duas resoluções aprovadas em 2025. Na sessão de 1º de abril, foi aprovada resolução de plenário (PR 2 2025), que atualiza e moderniza as regras do programa, além de incluir que os participantes receberão alimentação, que ficará a cargo da ALRS. Também em abril, a Mesa Diretora aprovou resolução (RM 1.983/2025) a fim de regulamentar o evento.
Deputado por um Dia
O programa foi instituído por resolução da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa gaúcha em 1999 e é realizado pela Escola do Legislativo Romildo Bolzan. A proposta é aproximar a Assembleia Legislativa da comunidade escolar e permitir que jovens estudantes despertem para a cidadania, conhecendo o trabalho do Poder Legislativo no fortalecimento da democracia.
O objetivo também é despertar nos alunos o interesse pelo exercício da política como formadora de novas lideranças, além de evidenciar a importância do Parlamento para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento da sociedade.
Próxima edição
As cinco escolas participantes de 55ª edição do programa, que ocorre em 16 de junho são:
- 1ª região - Instituto Estadual de Educação Professor Isaias - Santiago
- 2ª região - Escola de Ensino Fundamental Eveline Fonseca de Oliveira - Candelária
- 3ª região – Escola Municipal Vereador Antonio Giúdice - Porto Alegre
- 4ª região - Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Meyer - Anta Gorda
- 5ª região – Escola Municipal de Ensino Fundamental Otaviano Paixão Coelho - Lagoão
Inscrições abertas para 56ª edição
Até 31 de maio, seguem abertas as inscrições para as escolas que queiram participar do programa na edição que ocorre no segundo semestre. Podem participar estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio das escolas das redes pública ou privada do Estado do Rio Grande do Sul.
O sorteio das cinco instituições participantes será realizado ao final da Sessão Plenária do Estudante, no dia 16 de junho. As inscrições podem ser feitas na página da Escola do Legislativo, onde também há mais informações sobre o programa.
Saiba mais sobre o projeto.