Live aborda segurança e tecnologia nas escolas
Encontro contou com profissionais da área e está disponível no SINEPE Play
Bianca Zasso – Padrinho Conteúdo
Orientar gestores e colaboradores para a criação de uma cultura de segurança dentro das instituições foi o norte da live promovida pelo SINEPE/RS no dia 28 de outubro. O encontro contou com a participação do consultor de segurança em Porto Alegre e São Paulo, vice-presidente de segurança da Federação Israelita do Rio Grande do Sul e sócio-diretor de projetos da Kravi, Fernando Salama, e do consultor de segurança do Sindicato, André Steren. A mediação foi do presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz.
Centrado no tema “Segurança Escolar 5.0: Inteligência Artificial e Novas Tecnologias de Proteção”, os participantes apresentaram e debateram protocolos e sistemas que podem colaborar para rotinas mais tranquilas para estudantes, famílias e trabalhadores da educação. Salama trouxe sua experiência na área da segurança para refletir sobre o crescimento dessa pauta dentro das escolas.
Analisar o dia a dia das instituições, com destaque para os modos de controle de acesso e a comunicação entre pais e coordenação em casos de emergência é, para ele, o ponto de partida quando se quer investir numa rotina mais segura. O consultor também destacou a importância de haver uma integração entre as seguranças física, pedagógica e emocional, para garantir um bom desenvolvimento dos trabalhos propostos.
“É preciso que a escola trabalhe com pais, professores e alunos para que haja uma adesão das propostas de segurança. Só assim os resultados serão alcançados. Engajar o público de forma correta é a chave para isso”, explica Salama.
A live também abriu espaço para uma das principais inovações na área da segurança escolar: a inteligência artificial. Apesar de ainda ser algo pouco presente na maioria das instituições, a tecnologia proporciona inúmeras possibilidades para um ambiente mais seguro.
Salama citou como exemplos o reconhecimento facial, que permite alertas automáticos e também a automação dos acessos e também a análise comportamental a partir de imagens das câmeras de segurança, que identificam aglomerações e movimentos suspeitos.
“A segurança é uma área administrativa que é uma base de apoio para toda a escola. A IA pode garantir até um atendimento mais eficiente na recepção, ao identificar horários de maior movimento”, pontua o consultor.
Para conferir a live na íntegra, acesse aqui