Nova diretoria do SINEPE/RS é empossada
Oswaldo Dalpiaz foi reconduzido à presidência do grupo, que tem sete novos integrantes

Foi empossada na sexta-feira, 22, a nova diretoria do SINEPE/RS. Oswaldo Dalpiaz foi reconduzido à presidência da entidade e irá liderar o grupo formado por 14 dirigentes, dos quais sete são novos no grupo, são eles: Jorge Augusto Feldens (2º vice-presidente), Ana Beatriz Gorgen Poppe (2ª Secretária), André Sträher (2º Tesoureiro), Inácio Reinehr, Flávio Carlos Barro, Luciano Da Rosa Barrachini e Nadia Maria Silvestri Gonçalves (suplentes).
A cerimônia ocorreu na sede do sindicato, em Porto Alegre, e também marcou a posse dos integrantes do Conselho Fiscal.
Em seu discurso de posse, o presidente ressaltou que a diretoria é formada por educadores e gestores oriundos de diversos modelos de organização institucional. Esta diversidade, segundo ele, representa uma das maiores riquezas que uma entidade sindical educacional pode ter. “Nossas decisões serão pautadas pelo respeito mútuo, pelo senso crítico, pela ousadia de avançar, porque teremos diante de nós não a instituição da qual fazemos parte, mas dezenas delas cuja representatividade agora assumimos”, destacou Dalpiaz.
No entendimento do presidente, liderar é, ao mesmo tempo, uma oportunidade e uma responsabilidade. “Temos nas mãos a possibilidade de ser presença significativa junto às associadas, para que possam tomar suas decisões com segurança e protagonismo”, observa.
O sindicato vem fazendo isso, e pretende reforçar, por meio de iniciativas como a oferta de informações e indicadores educacionais, cursos de formação e capacitação para os gestores, professores e técnicos, prestando assessoria pedagógica e jurídica, e indicando cenários e tendências educacionais.
Além disso, a diretoria também expressou o objetivo de continuar atuando na representação do ensino privado junto à sociedade; defender a educação como o mais completo processo de humanização existente; incentivar as instituições na busca por novas metas e melhores indicadores; servir-se dos recursos da inteligência artificial e das tecnologias disponíveis para promover práticas educacionais alinhadas às demandas contemporâneas.
Para o 2º vice-presidente, Jorge Augusto Feldens, diretor da Faculdade Instituto Ivoti, a hora é de acolhimento às instituições, com olhar dedicado também às de Ensino Superior. “Por um motivo ou outro, muitas instituições optaram por outras formas de representação. Por isso, é importante fazermos esse trabalho de entender suas demandas, sendo propositivos para pensar em ações de fortalecimento”, compreende Feldens. Segundo ele, o trabalho de formação também merece atenção especial, capacitando educadores e gestores para melhorar cada vez mais o ensino privado do Rio Grande do Sul.
Autoridades prestigiam a posse
A excelência do trabalho do sindicato e os desafios que o mundo contemporâneo impõe deram a tônica dos discursos das lideranças educacionais que participaram do evento. A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS), Fátima Ehlert, destacou que o momento é de oportunidade, mas complexo – complexidade, essa, que se reflete dentro da escola. Por isso, a função dos diretores e conselheiros do SINEPE/RS exige coragem para decidir, buscar soluções e enfrentar adversidades.
“A tua trajetória te traz até aqui, Dalpiaz. Com certeza conseguirás, a partir do diálogo, que é a tua marca, superar os desafios”, projetou. “É a escola que dá o conhecimento, mas também é ela que possibilita o acreditar em si e nas suas potencialidades. Sabemos o quanto o agir da escola privada motiva o agir da escola pública”, finalizou.
A presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Rio Grande do Sul (Undime-RS), Ana Paula Bennemann, parabenizou a diretoria e o conselho fiscal. “Liderança não se conquista pela posse, mas pelo exercício. Liderança não é um título, cargo ou posição. É uma escolha para, através de exemplo, cuidados e atitudes, potencializar fortalezas e construir relacionamentos baseados em confiança e transparência”, pontuou. Nesse contexto, desejou que as redes pública e privada possam estreitar cada vez mais as relações, aprendendo mutuamente e construindo um futuro cada vez melhor para os estudantes.
A presidente do Sindicato das Escolas Privadas de Educação Infantil do Rio Grande do Sul (Sindeedin-RS), Letícia Mello, saudou a nova diretoria do SINEPE/RS pela posse, destacando a parceria entre as duas entidades em prol da defesa e do fortalecimento da educação privada gaúcha. “Essa diretoria assume hoje um grande compromisso com os profissionais, famílias e estudantes que compõem esta grande rede. Parabenizo, também, a diretoria que conclui um ciclo hoje, pelos avanços conquistados”, frisou.
Homenagem a ex-diretores
Um dos momentos marcantes da cerimônia foi a homenagem aos diretores que encerram sua participação nesta gestão. Em reconhecimento à dedicação e ao trabalho prestado ao longo dos últimos anos, eles receberam uma placa comemorativa. Foram homenageados Ruben Goldmeyer e a Ir. Elenar Luisa Berghahn, que representou Iron Muller. A diretora Marícia Ferri, que não pôde estar presente, receberá a homenagem em outra ocasião.
Em meio a tantas demonstrações de confiança no trabalho promovido pelo sindicato, Dalpiaz mantém o otimismo e olha para o futuro. Apesar dos desafios, ele confia na informação de qualidade e na dedicação da equipe que lidera para que o ensino privado gaúcho não pare de avançar. “O mundo está cheio de oportunidades. Cabe-nos reconhecê-las e trabalhar sobre elas”, finalizou.
Confira a nominata completa da diretoria do SINEPE/RS para a gestão 2025-2028:
Presidente: Oswaldo Dalpiaz
1º Vice-Presidente: Nestor Raschen
2º Vice-Presidente: Jorge Augusto Feldens
1ª Secretária: Celassi Dalpiaz
2ª Secretária: Ana Beatriz Gorgen Poppe
1º Tesoureiro: Carlos Roberto Milioli
2º Tesoureiro: André Sträher
Suplentes
Hilário Bassotto
Bruno Eizerik
Inácio Reinehr
Osvino Toillier
Flávio Carlos Barro
Luciano Da Rosa Barrachini
Nadia Maria Silvestri Gonçalves
Conselho Fiscal – Titulares
Frederico Lobato Arend
Lauro Francisco Hochscheidt
Rafael Ritter Medeiros
Conselho Fiscal – Suplentes
Antonio Pedro Dreyer
Guilherme Isensee Andrade
Sergio Stringhini
Delegados Representantes
Titulares: Oswaldo Dalpiaz e Nestor Raschen
Suplentes: Jorge Augusto Feldens e Bruno Eizerik