Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Nova rodada de negociações é marcada por resposta do SINEPE/RS às proposições dos trabalhadores das IES
24/03/2021

Nova rodada de negociações é marcada por resposta do SINEPE/RS às proposições dos trabalhadores das IES

Encontro desta terça-feira (23), reuniu representantes da Educação Superior

por Alana Schneider
Nova rodada de negociações é marcada por resposta do SINEPE/RS às proposições dos trabalhadores das IES
Encontro com o sindicato dos professores da Educação Superior

Em nova rodada de negociações nesta terça-feira (23), entre o SINEPE/RS e os Sindicatos dos Professores e dos Técnicos em Administração Escolar da Educação Superior, o Sindicato patronal apresentou uma resposta aos pedidos apresentados pelos trabalhadores no último encontro.

Em relação às proposições trazidas pelos docentes sobre o calendário letivo, o SINEPE/RS ressaltou que o adiantamento do feriado do Dia do Professor para 11/10 já havia sido acordado entre os sindicatos e, portanto, será cumprido. No caso do pedido de unificação das férias em janeiro e fevereiro, isto é, que mesmo com datas diferentes, as instituições respeitem o mesmo intervalo mínimo de tempo, o item ainda está sendo avaliado, mas poderá ser clausulado na Convenção. Já o pedido de recesso de uma semana no mês de julho e proibição de férias durante o Natal e ano novo não foi aceito.

Outra reivindicação do sindicato laboral foi um maior envolvimento das instituições no custeio tecnológico dos docentes para a realização das aulas virtuais. Em resposta, o SINEPE/RS salientou a dificuldade em negociar, no atual cenário, cláusulas que tenham repercussão econômica. Em relação à necessidade de buscar soluções para evitar que, durante o ensino remoto, cursos presenciais transmitam a mesma aula para mais de uma turma em cidades diferentes, questão trazida pelos sindicatos laborais, o SINEPE/RS afirmou que não defenderá ações que descumpram as normas previstas na CCT. No encontro, os docentes também registraram o pedido para o não retorno das aulas presenciais durante a vigência da bandeira preta.

Na reunião com os técnicos, o SINEPE/RS também destacou a dificuldade em avançar nas cláusulas econômicas, como o pedido de reajuste salarial com a reposição do INPC e ganho real de 1%, além de auxílio para subsidiar gastos com energia elétrica e internet. No entanto, o Sindicato patronal demonstrou abertura para a negociação de pautas como a da garantia de direitos previsto na CCT às uniões estáveis a todos os casais, sem discriminação de qualquer natureza, inclusive a de orientação sexual; da possibilidade de manutenção do desconto nas mensalidades durante o semestre letivo em que se der a rescisão de contrato, em caso de rescisão consensual; da garantia da manutenção de desconto em casos de suspensão de contrato; e da licença interesse - afastamento para tratar de interesses particulares, sem remuneração. Na ocasião, também foi comentado sobre a questão da antecipação do feriado do Dia do Professor e Técnico em Administração Escolar para 11/10, já que o item não consta na pauta da categoria. O SINEPE/RS trabalhará na redação de algumas das cláusulas citadas para posterior envio e aprovação dos técnicos. As demais proposições serão retomadas na próxima terça-feira (30). 

Confira:

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar