SINEPE/RS promove curso In Company para secretários da Rede Notre Dame
Pela primeira vez em formato híbrido, proposta garante formação continuada a partir do estudo das legislações e normas das escolas
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No dia 10 de junho, o SINEPE/RS encerrou mais um curso In Company, agora com foco na formação continuada dos secretários das escolas da Rede Notre Dame. Ofertado pela primeira vez em formato híbrido, o curso contou com atividades on-line e presencial, incentivando a reflexão sobre o trabalho desenvolvido na secretaria e sua articulação com a gestão, os professores e a comunidade escolar, indo muito além das atividades burocráticas e rotineiras.
O curso abordou temas como legislação, matrículas, organização dos arquivos escolares, registros oficiais da vida escolar dos estudantes, guarda de documentos de alunos, professores e servidores, bem como abordagem sobre proposta pedagógica e regimento escolar. Os participantes também tiveram a oportunidade de trocar experiências com os professores Sônia Maria Seadi Verissimo da Fonseca, Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Estado (CEEd/RS) e Diretora pedagógica da Única Consultoria Educacional, e Ruben Goldmeyer, Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado (CEEd/RS) e diretor do SINEPE/RS.
O diretor educacional da Rede Notre Dame na cidade de Canoas, Jorge Alexandre Bieluczyk, explica que a iniciativa do curso foi pensada a partir de uma constatação da necessidade do setor de secretariado de um investimento para o aperfeiçoamento de processos e rotinas, além de instrumentalizar os profissionais. “A secretaria é um setor que ocupa um lugar de destaque na escola e suas ações devem ter amparo na legislação. Buscamos o SINEPE/RS para ser nosso parceiro nessa jornada e tivemos a participação das secretarias das nossas nove unidades e convidamos os integrantes dos setores pedagógicos e administrativos, para que acompanhassem essa formação. São setores que apoiam e estão conectados com a secretaria escolar”, lembra Bieluczyk.
De acordo com o diretor, foi um momento bastante produtivo, fortalecendo o trabalho já desenvolvido pelos secretários e também trazendo um olhar especial sobre alguns processos e rotinas que exigem um maior cuidado e especial organização.
“É importante para que os registros acadêmicos e o armazenamento dessas informações possam cumprir com o aspecto legal e, ao mesmo tempo, registrar todo o percurso do estudante. Foi um momento de muita importância para todos nós, visto a relevância do setor dentro da escola “, avalia.
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