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27/10/2025

Tecnologias digitais: parceiras permanentes da docência

por Adriana Kampff – Doutora em Informática na Educação, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Pró-Reitora de Graduação e Educação Continuada da PUCRS
Tecnologias digitais: parceiras permanentes da docência
Crédito: Giordano Toldo

As tecnologias digitais fazem parte do nosso cotidiano. Mais do que uma tendência, elas se consolidaram como parte essencial do fazer docente, oferecendo múltiplas possibilidades para a formação, a criação e a inovação na sala de aula, seja ela presencial, híbrida ou online. Em vez de representar um desafio, as tecnologias devem ser vistas como aliadas do professor em sua jornada contínua de aprender e ensinar.

Desenvolvimento Profissional Contínuo: no campo da formação continuada, os cursos e grupos online abriram espaços potentes de troca entre educadores de diferentes contextos e regiões. Plataformas digitais permitem que o professor participe de comunidades de prática, associações docentes e organizações científicas, ampliando horizontes e fortalecendo redes de colaboração. O aprender com o outro, tão caro à educação, ganha novas formas e ritmos nesse ambiente conectado.

Planejamento das Aulas: no planejamento das aulas, as tecnologias oferecem ferramentas para enriquecer os materiais e diversificar estratégias. Textos digitais, slides dinâmicos, vídeos curtos, jogos educativos, linhas do tempo e infográficos são alguns exemplos de recursos que ajudam a tornar o conteúdo mais acessível e significativo para os estudantes. Esses recursos favorecem diferentes estilos de aprendizagem e contribuem para a inclusão em sentido amplo.

Acessibilidade e Inclusão: o atendimento pedagógico aos alunos com necessidades específicas também encontra apoio nas tecnologias. Ferramentas de leitura de tela, tradutores automáticos, legendas e sintetizadores de voz tornam o conhecimento mais acessível, reforçando o compromisso ético e pedagógico com a educação inclusiva.

Formação Ética dos Estudantes: outro campo fundamental é o da formação ética dos estudantes para o uso das tecnologias. O professor tem papel essencial na discussão sobre autoria, direitos autorais, fake news, uso responsável das redes sociais e combate ao cyberbullying. Não se trata apenas de ensinar a usar tecnologias, mas de educar para a convivência digital, fortalecendo valores de respeito, empatia e responsabilidade.

Por fim, é impossível ignorar o impacto da Inteligência Artificial (IA) no cenário contemporâneo. Ferramentas de IA generativa, capazes de criar textos, imagens, músicas e até planos de aula, vêm transformando a forma como produzimos e compartilhamos conhecimento. Para o professor, a IA pode ser tanto uma poderosa aliada na economia de tempo e na personalização do ensino, quanto um convite à reflexão sobre o papel humano na educação. Cabe a nós discernirmos quando, como e com qual objetivo utilizá-la, preservando sempre a centralidade do pensamento crítico, da criatividade e do vínculo humano no processo educativo.

Mais do que dominar ferramentas, o essencial é cultivar uma postura investigativa e aberta ao novo, em sintonia com os tempos que vivemos. Afinal, ensinar também é aprender e, nas trilhas digitais da docência, cada clique pode ser uma oportunidade de descoberta, diálogo e transformação.

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