01/03/2017

Assine o abaixo-assinado do SINEPE/RS contra o fim da filantropia

As assinaturas coletadas serão entregues em Brasília aos deputados federais ainda neste mês
Assessoria de imprensa - SINEPE/RS
Proposta do relator da Reforma da Previdência poderá retirar milhares de estudantes das salas de aula.
Na manhã desta quarta-feira (1/3), o SINEPE/RS lançou um abaixo-assinado online contra o fim da filantropia no Brasil. A medida adotada pela entidade visa combater a proposta do relator da reforma da Previdência, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), de extinção da filantropia, que já tramita no Congresso Nacional. Caso o programa seja extinto, só no Rio Grande do Sul, cerca de 100 mil estudantes irão perder as bolsas de estudo parciais e integrais em escolas particulares.

As assinaturas coletadas pelo SINEPE/RS serão entregues em Brasília aos deputados federais ainda neste mês. Acesse aqui e deixe a sua assinatura!

Para o presidente do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS), Bruno Eizerik, as instituições de ensino, as famílias e os estudantes hoje beneficiados pelo programa precisam se mobilizar para mostrar ao Congresso Nacional a importância desse programa federal e quanto o país será prejudicado se ele acabar. "Onde vão estudar esses milhares de alunos? Com certeza a grande maioria não terá como pagar o valor integral da mensalidade de uma escola particular. Sabemos que o Estado não terá condições de receber todos esses estudantes e veremos um caos na educação", alerta Eizerik.

E por que o governo quer acabar com a filantropia?

Em troca da concessão de bolsas e serviços à população nas áreas de saúde e assistência social, as entidades ganham isenções fiscais referente à contribuição previdenciária. Só que essa renúncia representa somente 3% do total da receita da previdência. Por isso, o rombo da previdência não será resolvido com o fim da filantropia.

Segundo pesquisa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas, a cada R$ 1,00 obtido por isenções fiscais, cada instituição filantrópica retorna R$ 5,92 em benefícios para a sociedade.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br