Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Colégios de Porto Alegre têm colônia de férias com programação para diferentes idades
04/01/2018

Colégios de Porto Alegre têm colônia de férias com programação para diferentes idades

por Cartola Conteúdo
Colégios de Porto Alegre têm colônia de férias com programação para diferentes idades

Colégios de Porto Alegre têm colônia de férias com programação variada para diferentes faixa etárias

Os colégios La Salle Dores e La Salle São João têm colônia de férias em turno integral com programação variada para diferentes faixas etárias. O projeto começa no dia 2 de janeiro e vai até o início de fevereiro.

Entre as atividades oferecidas para as crianças, estão oficinas de culinária, jardinagem, pintura, e argila, atividades físicas variadas, e atividades recreativas e passeios que incluem idas ao cinema, banho de mangueira, gincana, piscina e brinquedos infláveis.

A programação de verão também está alinhada ao projeto "Transforme Agora" da Rede La Salle. O objetivo da iniciativa é incentivar as transformações diárias, que acontecem no presente, dentro e fora da sala de aula. Para isso, todas as escolas lassalistas estão desenvolvendo atividades focadas na empatia, tema atual do projeto - com início no segundo semestre de 2017, passando pelas atividades de férias até o final do primeiro semestre de 2018. A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e, mais do que conviver com as diferenças, perceber como a diversidade é algo enriquecedor.

Informações: Central de Atendimento La Salle: (51) 3213-9600

Entenda quando a colônia de férias é uma boa opção para a família

Um serviço de qualidade e adequado para o perfil da criança pode ser uma experiência enriquecedora para os filhos e os pais

Enquanto a maioria dos pais tem direito a 30 dias de férias, as crianças costumam ter dois meses por ano. Com os pais trabalhando e a insegurança das cidades, férias escolares muitas vezes significam tempo ocioso em casa na frente da televisão e do computador. Esta rotina é prejudicial para as crianças, que precisam de atividade física, sociabilizar com outras crianças e estar expostas ao sol e ao ar livre.

Não é à toa que as colônias de férias estão em amplo crescimento no Brasil. A experiência pode ser muito positiva para os pais e para os filhos. A pedagoga especialista em Educação, Fabiane Franciscone, explica que entre os benefícios estão a interação com crianças de diversas idades - o que estimula a sociabilidade e empatia nos pequenos - e a prática de atividades diferentes - que possibilita o desenvolvimento de novas habilidades.

Fabiane, que também é Coordenadora da Educação Básica da Rede La Salle no Brasil, explica que é preciso pesquisar bastante e tomar cuidado na hora de escolher a colônia de férias para que a experiência atenda às necessidades da família e aos interesses das crianças. "Na colônia de férias, crianças e jovens têm a oportunidade de vivenciar brincadeiras, em um espaço de lazer e de interação", ressalta.

Um dos primeiros pontos a serem avaliados é a programação. As atividades oferecidas devem ser adequadas ao perfil de criança e não devem ser algo maçante ou que gere estresse. "Esse é o momento de criar e experimentar atividades diferentes das realizadas em sala de aula", explica Fabiane. A especialista indica procurar projetos que ofereçam atividades físicas, ao ar livre e diferentes da rotina diária. Uma boa ideia é envolver os filhos na escolha do projeto, para que eles tenham prazer em ir para a Colônia.

Confira outras dicas da especialista para evitar dores de cabeça:

1. Visite o local para se certificar que tem a infraestrutura necessária para realização das atividades de forma segura.

2. Se informe sobre o cardápio, se oferece alimentação saudável e se tem opção para quem tem restrições alimentares. Se possível, visite a cozinha e refeitório.

3. Verifique se o local tem enfermaria ou equipe capacitada a prestar primeiros socorros, também se informe para qual serviço a criança é encaminhada em caso de acidentes.

4. Confira quem são as pessoas que irão prestar o serviço, se são qualificados e por quantas crianças cada profissional deve ficar responsável.

5. É importante que você conheça quem está oferecendo o serviço. Por isso, optar por colônias de férias ofertada pela escola do seu filho pode ser uma boa ideia, até porque a criança já conhece o local e se sente à vontade e segura.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar