CEEd/RS promove live sobre novo parecer da Educação Inclusiva
Evento online acontece no dia 3 de julho e apresenta os principais pontos do Parecer nº 02/2025, que orienta escolas sobre o atendimento a estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades

O Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (CEEd/RS) realiza, no dia 3 de julho, às 14h, a live “Educação em Transformação – Parecer CEEd/RS nº 02/2025: ressignificando a Educação Inclusiva”. O encontro virtual é promovido em parceria com o Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude do Ministério Público do Estado do RS (CAOEJ/MP) e será transmitido pelos canais oficiais do CEEd/RS. Clique aqui para acompanhar.
Clique aqui e acesse o Parecer na íntegra.
A atividade contará com a participação de Dra. Cristiane Della Méa Corrales, coordenadora do CAOEJ/MP; Profª Dra. Karla Fernanda Wunder da Silva, conselheira do CEEd/RS; e Profª Dra. Fátima Anise Rodrigues Ehlert, presidente do CEEd/RS.
O objetivo é apresentar e discutir os principais pontos do Parecer nº 02/2025 e da Resolução nº 383/2025, ambos recentemente aprovados pelo Conselho, que atualizam as diretrizes da Educação Inclusiva no Estado. Os documentos reforçam o compromisso com o direito à educação dos estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação (AH/SD), assegurando o atendimento educacional especializado (AEE) e o princípio da inclusão na rede regular de ensino.
Segundo o CEEd/RS, o novo parecer propõe uma ressignificação da Educação Inclusiva, orientando escolas, educadores e gestores sobre os caminhos para garantir permanência, aprendizagem e desenvolvimento de todos os estudantes, conforme preconizado pela legislação educacional vigente.