03/12/2018

Direção da Escola Lumiar Porto Alegre apresenta modelo pedagógico

Simone Lersch - Metropolitana Associado
A Escola é uma instituição que não pode se dar ao luxo de parar no tempo. Ela deve se reinventar e se comprometer a trabalhar muito além do conteudismo, abrangendo também o desenvolvimento da autonomia da criança, para gerenciar-se dentro de suas capacidades, e das suas competências socioemocionais. A escola precisa trabalhar essa individualidade dentro dos novos moldes da tecnologia e de uma sociedade dinâmica, desprendendo-se dos tradicionalismos não mais cabíveis para o aprendizado de estudantes do século XXI.

Diante de uma imensa necessidade de mudança, onde é necessário definir quais são os agentes que precisam passar por essa transformação, eis que surge a Escola Lumiar. Pautada por uma educação através da transformação, a Lumiar foi criada há 16 anos por um grupo de educadores de vanguarda, que a desenvolveram como uma iniciativa que pretende transformar a educação no mundo. A primeira escola nasceu na cidade de São Paulo, e hoje o método está presente em mais 10 escolas, públicas e privadas, entre Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Holanda.

No dia 05 de dezembro, a diretora Soledad Gómez, a coordenadora pedagógica Mariana Brito e o coordenador de mestres André Fozzy apresentam o modelo pedagógico Lumiar, explicando o contexto de inquietação onde a Lumiar surgiu e como a equipe trabalha para transformar a escola em um ambiente mais construtivo e participativo.

O modelo pedagógico, eleito um dos 12 mais inovadores do mundo segundo a UNESCO, Standford University e Microsoft, redefine o papel dos estudantes, pais, professores e demais funcionários, adaptando-os de maneira que seja compatível com o mundo que temos hoje. Sua base possui seis pilares: currículo em mosaico, tutores e mestres, multietariedade, aprendizagem ativa, gestão participativa e avaliação integrada.

Apresentando o Modelo Lumiar
Dia 05/12 (quarta-feira), das 19h às 22h
Rua Dr. Freire Alemão, 366 - Mont’Serrat

Escola Lumiar Porto Alegre
A missão Lumiar é formar cidadãos responsáveis, que tenham competências sociais, intelectuais e culturais, além de oferecer o conhecimento adequado e necessário para os estudantes viverem em um mundo moderno, ágil e democrático no futuro.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br