Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

20/03/2015

Em prol da realização de sonhos

Despertar o aluno para que compreenda os caminhos para realizar seu sonho pessoal e profissional é a temática da Revista Farroupilha alusiva aos 129 anos do Colégio Farroupilha

por Cláudia Oliveira
Em prol da realização de sonhos
Aprendizagens significativas, conectadas com o mundo e com significados que os alunos vão carregar para o resto de suas vidas norteiam a proposta pedagógica do Colégio Farroupilha. Ao completar 129 anos de fundação, no dia 21 de março, a instituição reafirma seu compromisso com a excelência educativa priorizando projetos que evidenciam o aluno como protagonista de mudanças capazes de gerar impactos positivos para toda a sociedade como os relatados na edição de Março da Revista Farroupilha.       

Inédito entre as instituições de ensino de Porto Alegre, um dos projetos mais ousados é o Programa de Liderança e Empreendedorismo, retratado nas páginas 26 e 27. Em desenvolvimento com todos os alunos do Ensino Fundamental, a proposta está centrada no aprendizado de valores e competências fundamentais para o sucesso na escola e na vida. Lançado pela empresa americana FranklinCovey Co., o Programa originalmente  chamado de "O Líder em Mim" tem por base o livro "Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes" e foi adaptado à realidade brasileira pela Abril Educação. Atualmente, esse projeto faz parte da realidade de 1400 escolas, distribuídas em 35 países pelo mundo. Na Capital gaúcha, o Colégio Farroupilha é o primeiro a adotá-lo. 

As exigências da Educação no século XXI ressignificaram o uso social do conhecimento. Se antes o foco era somente o conteúdo, hoje ele é instrumento para a apropriação de saberes e habilidades fundamentais para os desafios contemporâneos. Tornar a escola um espaço para que o aluno seja autor e promotor de conhecimento, com estratégias capazes de despertar o interesse dos estudantes pelo aprendizado e por experiências que os ajudem a traçar e a realizar planos, como os relatados na matéria especial, é o que move a instituição a conquistar, dia após dia, a excelência educativa.

Como disse o vice-presidente da FranklinCovey do Brasil e especialista em liderança, Luciano Meira, durante palestra de  lançamento do Programa para pais de alunos, liderar é possibilitar o crescimento humano, formando pessoas mais capazes, felizes e realizadas. E pessoas realizadas são estrategistas, que assumem responsabilidades, optam por atitudes positivas, saem em busca e realizam os seus sonhos. Sonhos esses, muitas vezes, despertados e alimentados principalmente no ambiente escolar. 

Clique no site http://www.colegiofarroupilha.com.br/ e confira a edição de março/abril da Revista Farroupilha. 

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar