31/08/2016

SINEPE/RS divulga manifesto em defesa da vida: `Escola sem Medo`

Diretoria - SINEPE/RS
Confira o manifesto!
Vivemos um grave momento de insegurança onde as mais simples tarefas nos causam aflição. Levar e buscar um filho na escola se tornou uma tarefa de risco.

Não podemos mais deixar nossas crianças na rua, um espaço de construção onde desenvolvem o convívio social e vivem a liberdade da infância.

Nós, cidadãos de bem, e nossos filhos, perdemos a liberdade.

Vivemos uma guerra, sem estarmos em guerra.

Precisamos que o Estado faça a sua parte e saiba potencializar a colaboração da sociedade, ou será que necessitamos de um Leviatã?

É preciso mais educação, sim. É tarefa crucial para reduzir desigualdades bem como para a recuperação e o desenvolvimento do País. Mas só isso não basta. Até porque os seus melhores resultados, por serem mais profundos e estruturais, advirão num tempo mais longo.

Há medidas imediatas, a cargo dos poderes públicos, com a participação da sociedade, que não podem mais ser deixadas para depois. Não cabe, aqui, listá-las, até porque são conhecidas e os exemplos são muitos (Medellín, Chicago, Diadema, etc.), tal como vem sendo noticiado. O que importa, antes do mais, é conjugar o legítimo exercício da autoridade com a expressiva redução da impunidade.

A violência criminosa comprime a liberdade e põe em cheque o convívio social. A segurança social é também um valor democrático. Sem ela as escolas minguam, e a educação se esvai. Não podemos ter medo de levar nossos filhos à escola e a quaisquer espaços comunitários, sejam eles públicos ou privados.

Medo e passividade não educam. Precisamos reagir com desprendimento e inteligência! O mínimo que a humanidade espera de nós é o poder de indignação. Em respeito à sacralidade da vida, vamos exercê-la, irmanados com a sociedade gaúcha.

Diretoria
SINEPE/RS

(Esse manifesto foi veiculado nos jornais Zero Hora e Correio do Povo nessa sexta-feira, 2 de setembro de 2016.)
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sinepe@sinepe-rs.org.br