Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

16/02/2017

Estudantes Notre Dame voltaram às aulas

por Júlia Fedrigo de Albuquerque
Estudantes Notre Dame voltaram às aulas

O comprometimento com a própria vida e o cuidado com a biodiversidade marcam o início do ano letivo, no Colégio Notre Dame e na Escola Notre Dame Menino Jesus

Fosse nos abraços entusiasmados, nos sorrisos fartos e nas gargalhadas antecedidas pelas narrativas das férias ou fosse na caminhada de mãos dadas com os familiares e no olhar apreensivo pelo novo, desenhou-se, nesta semana, o início do ano letivo, nas instituições de ensino mantidas pela Rede de Educação Notre Dame em Passo Fundo.

Na segunda-feira (13), foram os educandos de 3º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio do Colégio Notre Dame e os de 2º a 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus que retomaram a rotina escolar, nos seus respectivos turnos de aula.

Pela manhã, os estudantes participaram de dinâmica reflexiva a respeito dos seus compromissos para 2017, fosse no que tange a vida escolar ou a pessoal. Descritos, eles, posteriormente, foram armazenados em cápsulas do tempo, que serão abertas somente ao final do ano letivo, com o intuito de quem possam avaliar se, no cotidiano, tomaram atitudes coerentes com suas metas. Durante a tarde, as crianças participaram de atividades de acolhimento e integração, coordenadas pelos educadores responsáveis por suas turmas.

Além disso, crianças e adolescentes já desfrutaram da ampliação, da manutenção e das melhorias na infraestrutura escolar. No Colégio, ambientes pedagógicos, como a Brinquedoteca e as salas de aula, passaram por manutenção e receberam mobília nova. O Ginásio também passou por reparos e recebeu investimento em segurança, além de passar a disponibilizar novas salas para uso exclusivo das atividades extracurriculares esportivas oferecidas aos estudantes dos três níveis de ensino.

Já, na Escola Notre Dame Menino Jesus, os estudantes participaram de atividades dirigidas, inspiradas na Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2017. Após terem refletido sobre o tema “Fraternidade: Biomas Brasileiros e Defesa da Vida”, os educandos reproduziram, em turmas, o mapa nacional, ilustrando-o com os principais símbolos de cada um dos seis biomas que compõem o seu território. Além disso, confeccionaram esferas, nas quais representaram atitudes capazes de “Cultivar e Guardar a Criação” – lema da Campanha que prepara os cristãos para a celebração da Páscoa. Esses círculos serão unidos, em painel, aos produzidos pelos colaboradores, docentes e gestores da instituição de ensino, de modo que ele compreenda todos os compromissos apontados pela comunidade educativa para que o meio ambiente seja preservado.

Visando o bem-estar dos estudantes, a instituição concluiu o projeto de climatização de salas de aulas, além de ter realizado reparos e instalado novos móveis, nas áreas de uso comum, durante o período de férias escolares. Além disso, a Escola conta com novas salas de aula.

Ainda na segunda-feira (13), os responsáveis por estudantes matriculados na Educação Infantil e no 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Notre Dame, assim como os pelas crianças que vão integram as turmas de Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Notre Dame Menino Jesus, participaram de reuniões com as coordenações e os educadores que vão conduzir as crianças pelas descobertas do novo ano letivo.

Os encontros - realizados com o intuito de orientar os familiares sobre o período de adaptação escolar, além de apresentá-los ao cotidiano vivenciado pelos educandos e oportunizar a criação e o estreitamento do vínculo entre as famílias e a equipe pedagógica das escolas – antecederam o início do ano letivo para esses educandos, marcado para o dia seguinte.  

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar