Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Educação Superior retoma negociações sindicais
07/05/2021

Educação Superior retoma negociações sindicais

Categorias deram continuidade às discussões sobre o reajuste salarial para os trabalhadores

por Alana Schneider
Educação Superior retoma negociações sindicais
Encontro com o sindicato dos técnicos da Educação Superior

Nesta terça-feira (04), o SINEPE/RS e os Sindicatos dos Professores e Técnicos em Administração Escolar deram continuidade às negociações da Educação Superior. No encontro, foram retomadas as discussões sobre o reajuste salarial para as categorias. 

Na última reunião com os professores, a proposta de reposição salarial apresentada pelo sindicato patronal não foi aceita pelos trabalhadores. Assim, após as reivindicações trazidas pela categoria nessa semana, o SINEPE/RS se reuniu e reformulou a proposta, a fim de buscar um consenso junto aos docentes. A proposição atual mantém o pagamento de abono de 2,22% em agosto, abono de 4,22% em janeiro de 2022, sendo este valor integralizado ao salário de março e a integralização total do INPC (6,22%) em agosto de 2022. Contudo, o sindicato patronal flexibilizou algumas das contrapartidas: retira o pedido de alteração na cláusula do adicional por tempo de serviço (ATS); e o adicional de aprimoramento acadêmico de novos professores passa a ser de 10% aos doutores e 5% para os mestres. Na proposta também permanece o pedido de alteração do índice de referência utilizado em algumas cláusulas – IGPM – para o INCP. O pedido será analisado pelos docentes, que se comprometeram a encaminhar uma contraposta ao longo da semana. Na reunião, os trabalhadores ainda solicitaram que, com a volta às aulas presenciais, as instituições realizem testagens periódicas nos professores.

Em relação aos técnicos, os sindicatos finalizaram a redação de algumas cláusulas como a do banco para descanso; extensão dos direitos da CCT para uniões estáveis; e registros de jornada de trabalho (ponto eletrônico). No encontro, também foi acordado o reajuste salarial para a categoria: abono de 2,22% em agosto, abono de 2% em janeiro de 2022, integralizando os 4,22% ao salário de março e um reajuste de 2% em agosto, quando ocorrerá a integralização total do INPC. O SINEPE/RS reforçou ainda, o pedido para alteração do indexador – IGPM para INPC – e informou que as cláusulas de licença-interesse e suspensão contratual não foram aceitas pela comissão. Outro ponto discutido entre as categorias foi a proposição apresentada pelo sindicato patronal que prevê a redução no valor adicional por tempo de serviço (ATS) – que passa a ser de 1,5%, a cada quatro anos, com teto de 15%. Entretanto, não se chegou a um consenso e a proposta voltará à mesa na próxima semana. Com isso, a expectativa do SINEPE/RS é finalizar as negociações com os técnicos na terça-feira (11). 

Confira: 

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar