Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Educação Superior tem nova rodada de negociações
23/04/2021

Educação Superior tem nova rodada de negociações

Reajuste salarial foi destaque dos encontros

por Alana Schneider
Educação Superior tem nova rodada de negociações
Encontro com o sindicato dos professores da Educação Superior

Em nova rodada de negociações da Educação Superior, nesta terça-feira (20), SINEPE/RS, Sindicato dos Professores e Sindicato dos Técnicos em Administração Escolar retomaram as discussões sobre o reajuste salarial para as categorias.

Em relação aos docentes, o sindicato laboral trouxe uma contraproposta a reposição salarial apresentada pelo SINEPE/RS no último encontro. O pedido dos professores é de que haja um reajuste salarial de 2,3% em agosto, 2% em janeiro e mais 2% em agosto de 2022, integralizando assim, um aumento de 6,3%. Após se reunir para avaliar o pedido feito pelos docentes, o SINEPE/RS apresentou uma nova proposta de reposição salarial: abono de 2,22% em agosto, abono de 4,22% em janeiro de 2022, sendo este valor integralizado ao salário de março e a integralização total do INPC (6,22%) em agosto de 2022. Entretanto, para viabilizar esse pagamento, o sindicato patronal solicitou algumas contrapartidas: a alteração do índice de referência utilizado em algumas cláusulas – IGPM – para o INCP; redução de 50% do adicional de aprimoramento acadêmico de novos professores (mestrado e doutorado) a partir de janeiro de 2022; e a alteração na cláusula do adicional por tempo de serviço, que passa a ser de 2%, a cada quatro anos, com teto de 15%. Por fim deverá ser incluída na CCT uma cláusula possibilitando a concentração de aulas. Os docentes se comprometeram a analisar a proposta apresentada, a fim de que no próximo encontro os sindicatos possam firmar um acordo sobre essa cláusula.

Na reunião com os técnicos, o SINEPE/RS também apresentou uma nova proposta de reposição salarial à categoria: pagamento de um abono de 3,11% em setembro, integralização de 4,22% em março de 2022, mais 1% em março de 2023 e 1% em março de 2024, quando o valor do INPC será integralizado ao salário. Como contrapartida pela concessão foi solicitada a redução do valor do adicional por tempo de serviço (ATS), a alteração do índice de referência utilizado em algumas cláusulas do IGPM para o INPC e a inclusão de uma cláusula sobre controle virtual do ponto. A proposta será avaliada pelos técnicos e o item deverá ser discutido novamente na próxima terça-feira.

Confira:

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar