Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Escola Técnica Cristo Redentor completa 25 anos de atuação na formação profissional
12/12/2022

Escola Técnica Cristo Redentor completa 25 anos de atuação na formação profissional

por Assessoria de comunicação ETCR
  • enviado
    pelo associado
Escola Técnica Cristo Redentor completa 25 anos de atuação na formação profissional
Sede da instituição na Zona Norte

Neste mês de dezembro, a Escola Técnica Cristo Redentor (ETCR) completa 25 anos de fundação. A instituição, localizada no bairro Passo d’Areia, em Porto Alegre, foi uma das primeiras escolas técnicas voltadas à área da saúde na Capital, com foco em enfermagem. Hoje, oferece 15 cursos técnicos, além de especializações e qualificações profissionais. Reconhecida como a principal escola técnica da Zona Norte de Porto Alegre, conta com 110 colaboradores e 1200 alunos em prédio próprio com 3.800 m². Para marcar a data, a escola promoveu um evento no último sábado, 10/12, voltado a professores, funcionários e autoridades, na sede da instituição.

O projeto pedagógico da ETCR destaca-se pela valorização da prática na aprendizagem e, para isso, a instituição conta com 12 laboratórios profissionalizantes. O resultado do ensino de qualidade é mensurado na alta taxa de empregabilidade dos egressos da instituição e, também, no resultado das pesquisas de satisfação com os ex-alunos. Ao serem perguntados sobre qual a probabilidade de recomendarem a escola para outras pessoas, em uma escala de 0 a 10, a instituição obtém a pontuação 9.

Um dos segredos da qualidade no ensino, na avaliação do presidente da mantenedora e diretor administrativo, Carlos Milioli, é o engajamento dos professores. “Temos um índice muito baixo de rotatividade e uma equipe comprometida. Investimos em capacitação permanente dos docentes para melhorar nossos processos de ensino e aprendizagem”, destaca. A enfermeira e psicóloga Maria Luiza Rocha Oliveira está na instituição desde a sua fundação, em 1997. Ela pontua como um dos diferenciais da escola a valorização dos colaboradores e o respeito aos profissionais. Para ela, são pontos que impactam diretamente na qualidade do trabalho com os alunos. A docente, que leciona há 44 anos, afirma que estar nessa profissão é uma realização pessoal: “ter uma bagagem de conhecimento e poder passar a diante, ajudando outras pessoas a terem um direcionamento de vida e mostrar o outro lado da enfermagem, do cuidado emocional dos pacientes, é muito significativo para mim”, salienta.

A enfermeira, cientista social e doutora em Saúde Coletiva, Gisele Cristina Tertuliano, também está completando 25 anos como professora na ETCR e compartilha da mesma opinião de Maria Luiza. “Ao longo desse tempo temos só boas memórias e muitas amizades foram feitas na escola que levamos para toda a vida”, salienta ela, que pretende se aposentar na instituição. A docente destaca, ainda, que a escola sempre incentivou o crescimento dos profissionais. “Entrei como recém-formada, fiz meu mestrado, doutorado. Esses conhecimentos se somam ao crescimento profissional e trazem novos olhares para a enfermagem”, complementa.

Outro diferencial da ETCR é o envolvimento da comunidade escolar em ações voltadas à saúde da população. Na campanha contra a Covid-19, por exemplo, a escola cedeu alunos e profissionais para aplicação da vacina nos postos. “Além disso, em iniciativas como outubro rosa e novembro azul, por exemplo, nossos alunos vão para as ruas conscientizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do tratamento dessas doenças”, conta o diretor.

A ETCR também é reconhecida pelas parcerias com o governo federal, para oferta de bolsas de estudo. “Começamos com o PROFAE, em 2002, depois veio o PRONATEC e, posteriormente, o MEDIOTEC. Para a instituição aderir a esses programas precisa passar por uma série de pré-requisitos que conferem qualidade e seriedade ao trabalho realizado. Esperamos que, com o novo governo, tenhamos novamente a possibilidade de oferecer essas bolsas aos estudantes”, relata o diretor.

Entre as novidades para o próximo ano, Milioli antecipa que está em fase de aprovação no Conselho Estadual de Educação (CEEd/RS) a criação de seis novos cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD).

 

História da instituição: família dedicada à educação

A história da Escola Técnica Cristo Redentor começou no bairro Cristo Redentor, em 1997, em uma sede alugada, próximo ao Hospital Cristo Redentor com 300 alunos e três cursos. Foi fundada pela enfermeira e pedagoga, ex-diretora da Escola Técnica da Cruz Vermelha, Maria Perlin Milioli e pelo administrador Arlindo Segundo Milioli (in memoriam). Cinco anos após a inauguração, o filho do casal, Carlos Milioli, assume a direção da instituição, mantendo-se no cargo até hoje.

Para o diretor, chegar aos 25 anos da escola é a realização de um sonho. “Essa sempre foi a causa da nossa família. Entendemos que é somente por meio da educação que podemos melhorar a nossa sociedade. E oferecer uma formação de qualidade aos estudantes é uma forma de entregar valor à sociedade”, destaca. Para ele, é gratificante olhar o passado e ver os milhares de alunos já formados pela escola e que, por meio da educação, tiveram a chance de transformar suas vidas. “É muito bom ver os sonhos dessas pessoas também sendo realizado. Muitos dos nossos alunos começaram o curso ganhando um salário mínimo e depois da formatura, já atuando na área, conseguiram dobrar seus rendimentos. Poder ajudar essas pessoas a transformarem as suas vidas é muito gratificante”, destaca o diretor.

A ETCR está com matrículas abertas para o ingresso em março de 2023. Mais informações: https://etcr.com.br/

 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar