Música une escolas e corações no Encontro Nacional da Rede Sinodal
Realizado em Santa Cruz do Sul e Joinville, evento reuniu mais de 650 jovens instrumentistas em três dias de cultura, integração e fé
- enviado
pelo associado

Mais do que notas musicais, o que ecoou foi a força da união, da tradição e da cultura. De 28 a 30 de agosto, a Rede Sinodal de Educação promoveu o 43º Encontro Nacional de Conjuntos Instrumentais (ENCORE), um dos seus eventos culturais mais tradicionais. Organizados em duas sedes, no Colégio Mauá, em Santa Cruz do Sul/RS, e no Colégio Bonja, em Joinville/SC, mais de 650 jovens musicistas, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, viveram três dias intensos de ensaios, apresentações, trocas e confraternização. Além da música, os estudantes foram acolhidos em lares das comunidades, fortalecendo vínculos e criando novas amizades, uma marca afetiva que vai além dos palcos.
Música e memória em Joinville
No Bonja, cerca de 350 estudantes de 15 escolas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se encontraram em uma programação marcada por música, cultura e hospitalidade. Além do anfitrião, estiveram presentes o Colégio Cônsul Carlos Renaux (Brusque/SC), Colégio Evangélico Jaraguá (Jaraguá do Sul/SC), Escola Barão do Rio Branco (Blumenau/SC), Colégio Pastor Dohms (Porto Alegre/RS), Colégio Sinodal do Salvador (Porto Alegre/RS), Instituto Rio Branco (São Leopoldo/RS), Colégio Sinodal Doutor Blumenau (Pomerode/SC), Colégio Sinodal (São Leopoldo/RS e Portão/RS), Colégio Sinodal da Paz (Novo Hamburgo/RS), Colégio Sinodal Progresso (Montenegro/RS), Colégio Sinodal Conventos (Lajeado/RS), Colégio Evangélico Alberto Torres (Lajeado/RS), Colégio Teutônia (Teutônia/RS) e Colégio Rui Barbosa (Carazinho/RS).
O evento também foi o ponto inicial dos festejos do centenário do Bonja, comemorados em 2026, que prestou homenagem ao pastor Tito Lívio Lermen, ex-diretor da instituição e um dos incentivadores da primeira edição do ENCORE, em 1980, quando atuava no Colégio Evangélico Panambi. A entrega do reconhecimento foi feita pelo atual diretor do Bonja, professor Silvio Iung.
O professor Douglas Horst, diretor do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental do Bonja, reforçou o valor da iniciativa. “Foi uma honra sediar o 43º ENCORE. Este encontro expressa não apenas a essência do Bonja, mas também a força e o propósito da Rede Sinodal de Educação, que reconhece na música uma linguagem capaz de unir, emocionar e transformar vidas. O ENCORE é único porque nasce dessa Rede que valoriza o humano, preserva a tradição e inspira a inovação.”
Integração e talento em Santa Cruz do Sul
Na outra sede, o Colégio Mauá recebeu cerca de 300 jovens de 16 escolas do Rio Grande do Sul. Participaram o Colégio Evangélico Divino Mestre (São Leopoldo/RS), Centro Sinodal de Ensino Médio Sapiranga (Sapiranga/RS), Colégio Sinodal Tiradentes (Campo Bom/RS), Colégio Sinodal Ibirubá (Ibirubá/RS), Colégio Sinodal Barão do Rio Branco (Cachoeira do Sul/RS), Instituto Ivoti (Ivoti/RS), Centro Sinodal de Ensino Médio Dorothea Schäfke (Taquara/RS), Centro de Educação Básica Gustavo Adolfo (Lajeado/RS), Colégio Martin Luther (Estrela/RS), Instituto Sinodal Imigrante (Vera Cruz/RS), Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann (Horizontina/RS), Colégio Gaspar Silveira Martins (Venâncio Aires/RS), SETREM (Três de Maio/RS), Colégio Evangélico Augusto Pestana (Ijuí/RS) e Colégio Evangélico Panambi (Panambi/RS), além do anfitrião Colégio Mauá.
Ensaios, apresentações individuais, por naipes e em grupos marcaram a programação, sempre entremeada por momentos de convivência e integração. O diretor-geral do Mauá, professor Nestor Raschen, valorizou a experiência. “Estamos muito felizes em sediar novamente este grande evento da Rede Sinodal. Ver a nossa escola repleta de músicos, vindos de tantas regiões, nos enche de alegria e gratidão.”
Em ambas as sedes, o momento mais esperado foi a apresentação da Grande Orquestra, quando todos os instrumentistas subiram juntos ao palco, transformando diversidade em harmonia e emoção.
Um legado de fé e cultura
O diretor-executivo da RSE, Jonas Rückert, e a coordenadora pedagógica da RSE, Renati Fronza Chitolina, ressaltaram o caráter formativo do encontro. “Para além dos conteúdos em sala de aula, as escolas da Rede Sinodal se apoiam em uma sólida formação pautada em ética, solidariedade e senso de comunidade. Essa é a essência da educação luterana que abraçamos, que nos inspira a enxergar cada indivíduo como um ser único, com talentos e potenciais a serem cultivados para o bem comum.”
Assim, o 43º ENCORE reafirmou sua essência como elo entre escolas, corações e histórias, traduzindo na música a identidade da Rede Sinodal de Educação, marcada pela fé, pela tradição e pela comunhão.