Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Negociações com professores são encerradas com acordo na Educação Superior
12/05/2021

Negociações com professores são encerradas com acordo na Educação Superior

SINEPE/RS e Sindicatos dos Técnicos em Administração Escolar ainda não chegaram a um consenso sobre a cláusula do adicional por tempo de serviço

por Alana Schneider
Negociações com professores são encerradas com acordo na Educação Superior
Encontro com o sindicato dos professores da Educação Superior

A nona semana de negociações da Educação Superior foi marcada pelo fechamento de acordo entre as comissões de negociação do SINEPE/RS e Sindicatos dos Professores. Os trabalhadores aceitaram a proposta de reajuste salarial apresentada pelo sindicato patronal – abono de 2,22% em agosto, abono de 4,22% em janeiro e fevereiro de 2022, integralizando este valor ao salário de março e a integralização total do INPC (6,22%) em agosto de 2022; troca do indexador em algumas multas do IGPM para INPC; a inclusão de uma cláusula que permite a concentração de aulas; e a modificação na cláusula do adicional por tempo de serviço (ATS), que passa a ser de 2%, a cada quatro anos, com teto de 16%. Além disso, em função da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o compartilhamento de dados pelas instituições aos sindicatos, tanto de professores como de técnicos, ficará restrita ao nome, CPF e e-mail do funcionário.

Em relação aos técnicos, a categoria também aceitou a proposta de reajuste salarial apresentada pelo SINEPE/RS, semelhante à dos professores, e a alteração do indexador de algumas multas do IGPM para INCP. Outros pontos acordados foram a do banco para descanso; a garantia do desconto nas mensalidades até o final do semestre aos trabalhadores demitidos por mútuo acordo; e desconto de 50% aos funcionários no segundo curso de graduação na instituição, contudo, ficam excluídos cursos de Medicina, Medicina Veterinária e Odontologia. Entretanto, diferente do ocorrido com os professores, as negociações com os Sindicatos dos Técnicos em Administração Escolar não foram finalizadas, já que não houve consenso sobre a cláusula do adicional por tempo de serviço (ATS). A proposta apresentada pelo SINEPE/RS é de 1,5%, a cada quatro anos, com teto de 15%. Os sindicatos se reunirão ao longo dessa semana a fim de buscar uma definição para essa cláusula. Na próxima semana, o sindicato patronal convocará seus associados para assembleia geral. 

Confira: 

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.
 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar