Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Reajuste salarial é foco das reuniões de negociação da Educação Básica desta semana
26/03/2021

Reajuste salarial é foco das reuniões de negociação da Educação Básica desta semana

Suspensão contratual e/ou redução de carga horária foi outro item abordado entre os sindicatos

por Alana Schneider
Reajuste salarial é foco das reuniões de negociação da Educação Básica desta semana
Reunião com o sindicato dos professores da Ed. Básica

O encontro de negociações desta quinta-feira (25), entre o SINEPE/RS e o Sindicato dos Professores e Técnicos em Administração Escolar da Educação Básica foi marcado pela discussão sobre o reajuste salarial das categorias. O pedido dos docentes é de reposição do INPC. Já, os técnicos pedem além da reposição, um ganho real de 1%.

O SINEPE/RS relatou a ambos os sindicatos que a questão foi discutida junto às associadas e que estas expuseram diferentes alternativas. No entanto, a proposta apresentada foi o pagamento integralizado da correção (6,22%), mas de forma parcelada nos meses de março, setembro e janeiro de 2022. E para os técnicos, não seria possível o pagamento de ganho real de 1%. Entre os argumentos do SINEPE/RS está a queda no número de matrículas e consequente redução de receita, as taxas de inadimplência e o aumento tributário. Tanto o sindicato dos docentes como o dos técnicos negaram a proposta. As categorias contra-argumentaram e reivindicaram outra solução para o item. Os trabalhadores, assim como o próprio sindicato patronal, estão sensíveis às dificuldades enfrentadas neste momento, por instituições e funcionários, e entendem a necessidade de encontrar um meio-termo para a questão salarial. Os sindicatos laborais se reunirão com suas equipes durante a semana para analisar possíveis alternativas à proposta apresentada pelo SINEPE/RS.

Outro ponto abordado novamente com os trabalhadores, foi o item proposto pelo SINEPE/RS, sobre a suspensão contratual e/ou redução de carga horária durante o período de aulas remotas. Os docentes já apresentaram uma contraproposta, em especial para a Educação Infantil, e a redação da cláusula segue sendo analisada. O objetivo é finalizar a questão até a próxima semana. No caso dos técnicos, o sindicato laboral se comprometeu a discutir o item mais uma vez e encaminhar uma proposta. Em função da quinta-feira santa, celebrado no dia 01/04, o próximo encontro das comissões de Educação Básica ocorrerá no dia 08/04.

Confira: 

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar