Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Sindicatos fazem terceira rodada de negociações
15/03/2024

Sindicatos fazem terceira rodada de negociações

Trabalhadores e sindicato patronal debateram sobre mudanças em cláusulas, mas não se chegou a consenso nas discussões

por Assessoria de comunicação
Sindicatos fazem terceira rodada de negociações
Reunião com os técnicos da Educação Superior

Na tarde desta quinta-feira (14/03), ocorreu a terceira rodada de negociações entre o SINEPE/RS e os sindicatos dos Professores e dos Técnicos em Administração Escolar. Na Educação Básica, as reuniões ficaram centradas no plano de saúde, reajuste no reembolso do auxílio-creche e recesso escolar. Na Educação Superior, o foco das reuniões foi sobre as cláusulas econômicas.

Na reunião com os técnicos da Educação Básica, o sindicato patronal trouxe algumas cláusulas para discussão com os trabalhadores, como pagamento do décimo terceiro e plano de saúde. Os técnicos reivindicam que as escolas aumentem o valor da contribuição de 50 para 75%, em função dos aumentos expressivos na mensalidade dos planos de saúde. O SINEPE/RS sinalizou preocupação com relação ao aumento nos custos, mas que a proposta será avaliada pela comissão. Outro tema em discussão foi o pedido dos trabalhadores de reajuste no reembolso do auxílio-creche. Os técnicos alegam que as mensalidades das creches têm aumentado acima do reajuste salarial dos trabalhadores. No encontro, também foi discutida a cláusula sobre estabilidade e os sindicatos acordaram a antecipação da comemoração do Dia do Professor e do Técnico em Administração Escolar para 14 de outubro.

Na reunião com os professores, a comissão do  SINEPE/RS informou que não concluiu a análise da proposta de reajuste salarial, do pedido da valorização do trabalho do professor com alunos de inclusão e aproximação dos valores hora-aula dos professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do EF com os professores dos Anos Finais do EF. Outro tema em discussão apresentado pelos professores foi a falta de padronização do recesso escolar de julho, o que dificulta para alguns professores conciliarem com seus familiares que também atuam no ensino privado. A proposta dos professores é para que se faça um ajuste no calendário para que o período possa contemplar dois finais de semana no período. O SINEPE/RS salientou que para 2024 não tem como ajustar, mas poderá ser analisado para o próximo ano. Na reunião, também foi tratado sobre plano de saúde.

Na reunião com os técnicos e os professores da Educação Superior, o SINEPE/RS informou a dificuldade em atender ao pedido da categoria de reajuste salarial de 3,86% na data-base e a reposição de 2,8% referente a 2022. Com os técnicos, o sindicato patronal apresentou também a dificuldade em atender ao pedido de inclusão do vale-refeição, em razão da dificuldade econômica das instituições de ensino. Os trabalhadores manifestaram contrariedade à posição do SINEPE/RS e não se chegou a um consenso. Na próxima reunião, será discutida a proposta dos técnicos de desconto nos cursos de pós-graduação.

Na reunião com os professores, os representantes também detalharam os 12 itens da pauta de reivindicação.  Outro tema em discussão foi a possibilidade de criar um Fórum de Conciliação, para tratar de assuntos como a redução de carga-horária dos professores. A comissão do SINEPE/RS irá avaliar a proposta e o assunto voltará à mesa na próxima semana.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar