Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Sindicatos se reúnem para segunda rodada de negociações da Educação Básica
19/03/2021

Sindicatos se reúnem para segunda rodada de negociações da Educação Básica

Nos encontros, trabalhadores apresentaram reinvindicações para 2021

por Alana Schneider
Sindicatos se reúnem para segunda rodada de negociações da Educação Básica
Encontro com os professores da Educação Básica

No segundo encontro de negociações entre o SINEPE/RS e o Sindicato dos Professores e Técnicos em Administração Escolar da Educação Básica, os trabalhadores apresentaram suas reinvindicações para este ano, com destaque para as pautas econômicas e pedidos sobre a oferta de EPIs na volta às aulas presenciais e cláusulas para o teletrabalho. Nas reuniões, o sindicato patronal reforçou a proposta de suspensão contratual e/ou redução de carga horária durante o período de aulas remotas.

Em relação aos professores, além do reajuste salarial e da antecipação do 13º salário, o sindicato laboral propôs reduzir em 20% a diferença percentual existente entre o valor de hora-aula pago aos docentes da Educação Infantil e Ensino Fundamental, a fim de aproximar os valores. Outra reinvindicação é o pagamento de hora extraordinária para o trabalho adicional de planejamento dos docentes no ensino remoto. A categoria alega que, com a modalidade, houve um aumento de demanda. Os trabalhadores reforçaram a manutenção de cláusulas já existentes como a do direito de imagem e voz, da hora-reunião, do despedimento – garantir a demissão dos docentes em até 10 dias após o término do ano letivo –, do retrabalho no instrumento de avaliações - regramento para o número de avaliações diferenciadas feitas para alunos da mesma turma – e a do calendário de recesso e férias. O sindicato laboral pediu, ainda, sensibilidade do SINEPE/RS para o não retorno das aulas presenciais durante a vigência da bandeira preta.

Já, no encontro com os técnicos, o destaque também foi a apresentação das pautas econômicas, entre elas o reajuste salarial com a reposição do INPC e ganho real de 1%. O sindicato laboral pede ainda, um ressarcimento das despesas efetuadas pelo trabalhador na implementação do teletrabalho e a oferta dos equipamentos tecnológicos necessários. Assim como na reunião da Educação Superior, a categoria solicitou um auxílio, pago pelas instituições, a fim de subsidiar alguns gastos dos trabalhadores como energia elétrica e internet. Eles também solicitam a oferta de EPIs aos funcionários e realização de testes para a Covid-19, em casos de suspeita de infecção, na volta às aulas presenciais. Além disso, a categoria propôs o retorno do auxílio-doença, o pagamento de vale-alimentação/refeição, a dispensa do cumprimento do aviso prévio para os trabalhadores que pedirem demissão e a garantia de direito às uniões estáveis a todos os casais, sem discriminação de qualquer natureza, inclusive a de orientação sexual. O sindicato laboral também apresentou revisões e ajustes de redação em algumas cláusulas.

Em ambas as reuniões, o SINEPE/RS ressaltou o pedido, feito no último encontro, de suspensão contratual e/ou redução de carga horária dos trabalhadores durante o período de aulas remotas. Os docentes relembraram que a redução da carga horária já está prevista na CCT, mas expuseram alguns pontos de atenção sobre o item de suspensão contratual. Eles solicitaram ao SINEPE/RS redigir a proposta para revisão dos professores. No caso dos técnicos, a proposta foi compartilhada com os associados, mas a categoria decidiu não dar sequência às negociações do item. Os sindicatos se comprometeram a avaliar as proposições até a próxima quinta-feira (25/03), quando ocorrerá um novo encontro para dar sequência às negociações.

Confira:

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar