Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • SINEPE/RS comemora 75 anos preparado para os desafios dos novos tempos
17/11/2023

SINEPE/RS comemora 75 anos preparado para os desafios dos novos tempos

Investimento em plataforma digital e incentivo ao pensamento crítico e à diversidade nas escolas são algumas das propostas do sindicato para os próximos anos

por Padrinho Conteúdo
SINEPE/RS comemora 75 anos preparado para os desafios dos novos tempos

O SINEPE/RS chega aos 75 anos com muito a comemorar. Nascido em uma época onde as questões sindicais estavam em crescimento não apenas no Estado, mas em todo o país, a entidade teve seu pontapé inicial contando com um dos principais nomes da história da educação gaúcha em sua presidência, o professor Irmão José Otão, que mais tarde seria reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS). Para o atual presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz, a criação do sindicato foi providencial para as relações trabalhistas entre professores e instituições de ensino. Ele recorda que nos últimos 30 anos houve algumas lutas importantes, a começar pela Constituição Federal de 1988.

“A atual Constituição estabeleceu novas diretrizes em relação ao ensino privado. E isso foi fundamental, pois o que consta no documento se tornou a baliza para as relações trabalhistas e também para as perspectivas das instituições de ensino privadas”, relembra.

Em 2017, com a aprovação do Novo Ensino Médio pelo Governo Federal, novos desafios surgiram para as escolas e o sindicato esteve presente e se mantém atento às discussões que ainda permeiam as mudanças propostas.

“O ensino privado, orientado pelos sindicatos, se preparou, se estruturou e investiu para que essa reforma fosse bem implantada nas escolas e tivesse sucesso. O resultado que vemos hoje é de muito contentamento nas escolas pelo novo projeto que, infelizmente, está sofrendo mudanças”, avalia Dalpiaz.

Porém, nada foi tão desafiador para as instituições quanto o período da pandemia, que exigiu transformações e apoio da entidade para que fosse possível dar continuidade às atividades previstas nos projetos pedagógicos de cada escola.

“O SINEPE/RS teve grande presença para administrar as questões que surgiram com a pandemia. Fomos a instituição que orientou as suas associadas e tudo deu certo. As orientações dadas pelo sindicato garantiam às escolas a possibilidade de realizarem seus projetos pedagógicos por meio de atividades on-line, depois híbridas, até o retorno à presencialidade”, explica o presidente.

O sindicato atua em várias frentes, com a assessoria às instituições associadas no campo pedagógico, jurídico e de gestão, além de um constante estímulo à inovação e à excelência do ensino. Dalpiaz lembra que, neste ano comemorativo, um dos grandes projetos do Sindicato foi o  17º Congresso do Ensino Privado , realizado em julho, que marcou a volta do encontro ao formato presencial, algo que foi apreciado pelos participantes.

Plataforma digital

O ano de 2023 também marcou a entrada do SINEPE/RS no mundo digital, na área de vídeos em streaming. Agora, juntamente com o portal de reportagens, Educação em Pauta , a entidade lançou o SINEPE/RS PLAY , uma plataforma exclusiva e gratuita, com conteúdos para auxiliar gestores, equipe pedagógica e educadores. A ideia é que os materiais disponibilizados sirvam de apoio para a qualificação profissional.

“Tanto o portal quanto a plataforma mostram a preocupação do SINEPE/RS em qualificar suas instituições, por meio de ferramentas digitais. É um serviço bonito, precioso, inovador e protagonista de apoio às instituições de ensino privado”, observa Dalpiaz.

Para 2024, o sindicato pretende reforçar a busca por soluções para o modelo educacional que os novos tempos exigem. Por estarmos diante de novos cenários na educação brasileira, Dalpiaz acredita que é preciso repensar modelos e estratégias para colaborar com as instituições associadas de uma forma mais efetiva, além de valorizar o trabalho do educador, uma das principais bandeiras da entidade. O presidente reforça que é preciso que os processos de ensino e de aprendizagem aconteçam de acordo com as necessidades dos alunos, e que os projetos pedagógicos respondam às necessidades culturais e sociais do momento.

“Se anos atrás se tinha uma preocupação com a memorização, hoje essa perspectiva desaparece para que se desenvolva no aluno a capacidade de resolver problemas, trabalhar em grupo e respeitar a diversidade. Hoje, a escola deve buscar constantemente a tecnologia, mas nunca esquecer que há o aspecto humano. É preciso estabelecer um equilíbrio entre o que é humano e o que é técnico”, conclui.

A comemoração do aniversário do Sindicato será no dia 8 de dezembro, em um jantar para associados, no Teatro do prédio 40 da PUCRS, onde também serão conhecidos os vencedores do Prêmio Inovação SINEPE/RS de 2023.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar