04/10/2017

Escolas mostram projetos para o desenvolvimento cultural

Finalistas do 12º Prêmio de Responsabilidade Social na categoria Desenvolvimento Cultural defenderam seus projetos na segunda fase de avaliação da premiação
Assessoria de comunicação - Associado
Colégio La Salle Canoas apresentou projeto sobre bullying
AVAEC contou como realiza projeto de valorização dos idosos
Escola Santa Mônica apresentou projeto na corda do cordel
Jurados desta categoria
Na manhã desta quarta-feira (04/10) as três instituições finalistas do 12º Prêmio de Responsabilidade Social na categoria Desenvolvimento Cultural defenderam seus projetos na segunda fase de avaliação da premiação, as audiências públicas. Os projetos apresentados abordam a importância de se discutir o bullying na escola, valorização dos idosos e a valorização da literatura de cordel.

Saiba mais sobre os projetos:

Colégio La Salle Canoas - Canoas
Projeto: Vamos falar sobre bullying?

O projeto teve início com uma pesquisa que identificou que o bullying existia em sala de aula. Para trabalhar o problema, a escola abriu um canal de comunicação com a comunidade educativa para identificar, reconhecer e criar ações preventivas para minimizar as situações de bullying no Ensino Fundamental II. Entre as ações, a escola criou um e-mail específico para que os alunos pudessem falar sobre o problema, foram feitos debates sobre o tema, incluindo palestras para pais, produção de curta-metragem e oficinas para professores. Resultado: 70% dos alunos afirmaram que melhorou a relação entre os colegas e diminui as situações de bullying na escola.

AVAEC - Unidades Educacionais - Veranópolis
Projeto: Da Criança ao Idoso: os segredos de uma vida

Pesquisa realizada pelo Conselho do Idoso da cidade identificou que os idosos não se sentiam valorizados pelos jovens da cidade. A partir dessa constatação, a AVAEC criou esse projeto. As atividades foram realizadas dentro e fora da escola e resgatou hábitos e costumes dos idosos de quando eram crianças e jovens, como comidas típicas da época e brincadeiras. A pesquisa resultou em uma Mostra Cultural na escola. Com a iniciativa, foram atingidas quatro mil pessoas e a escola obteve crescimento de 25% nas matrículas.

Escola Santa Mônica - Pelotas
Projeto: Na corda do cordel

O projeto foi criado para apresentar uma literatura popular para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Foi trabalhada a literatura de cordel, focando os valores humanos, como respeito às diferenças, empatia e solidariedade. O trabalho foi desenvolvido por meio de aulas interdisciplinares, oficinas de poesia e confecções de xilogravuras.

Os projetos foram avaliados por Ana Lúcia de Almeida, analista técnica do Serviço Social da Indústria, Jussara Rodrigues, assessora executiva da Câmara Rio-Grandense do Livro e Sandra Moscovich, coordenadora do Instituto Ling.
SINEPE/RS
Av. Praia de Belas, 1212 - Sala 1201, 12º andar - Porto Alegre, RS - CEP:90110-000.
Fone:51 3213-9090 - Fax:51 3213-9099
E-mail: sindicato@sinepe-rs.org.br