Congresso do SINEPE/RS é aberto com apelo à integração entre razão e emoção na educação
Três dias de programação na PUCRS propõem reflexões sobre o papel da escola na formação integral dos estudantes

Com o auditório lotado na PUCRS, foi aberto oficialmente, nesta quinta-feira (23), o 18º Congresso do Ensino Privado, promovido pelo SINEPE/RS. O encontro, que se consolida como um dos mais importantes do calendário educacional brasileiro, reúne educadores, gestores, pesquisadores e autoridades em torno do tema “Razão e emoção: conectando aprendizagens”. Ao longo de três dias, no Centro de Eventos da universidade gaúcha, a programação propõe reflexões sobre a formação integral dos estudantes e os novos desafios da educação contemporânea.
Na abertura do evento, o presidente do SINEPE/RS, Osvaldo Dalpiaz, destacou a importância do congresso como espaço de diálogo, construção coletiva e valorização da educação de qualidade. “Este congresso é feito para vocês, profissionais que constroem, diariamente, a educação que defendemos e representamos. Que esses dias sejam repletos de inspiração, aprendizados e trocas significativas”, afirmou, agradecendo à equipe organizadora, patrocinadores e parceiros.
Anfitrião da casa, o reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, deu as boas-vindas aos participantes e reforçou o papel da universidade como espaço de formação contínua e integral. “Ensinar e aprender hoje vão além do domínio de conteúdos. É preciso compreender o ser humano na sua totalidade, unindo razão e emoção para criar aprendizagens mais humanas, profundas e significativas”, refletiu, elogiando o tema do congresso como uma resposta necessária aos desafios complexos da atualidade.
A presidente do Conselho Estadual de Educação (CEEd), Fátima Ehlert, defendeu a educação integral como um compromisso com o desenvolvimento pleno de cada estudante. “Não podemos dividir o ser humano. Precisamos desenvolver todas as suas dimensões. A escola deve ser um espaço de formação humana, em que o conhecimento se constrói com o coração e com a razão”, pontuou. Ela também reforçou a importância do diálogo, da empatia e da atenção à realidade de cada comunidade escolar.
O secretário municipal de Educação de Porto Alegre, Leonardo Pascoal, resgatou sua trajetória como professor da rede privada e destacou a parceria entre os setores público e privado na capital. Para Pascoal, a educação pública e a privada não são antagônicas, se complementam e podem se beneficiar mutuamente. Ele também anunciou o projeto Diálogos do Porto da Educação, que trará mensalmente grandes nomes da área para eventos gratuitos voltados a educadores de todas as redes.
O diretor da FENEP e do SINEPE/RJ, Lucas Machado, celebrou o protagonismo do ensino particular e a força das escolas do Rio Grande do Sul. “O congresso do SINEPE/RS já se tornou um marco no calendário da educação brasileira. A mobilização das escolas gaúchas no último ano foi uma demonstração de força e compromisso. Que possamos sair deste encontro melhores do que chegamos”, destacou.
Programação segue até sexta
Com uma agenda intensa, o 18º Congresso do Ensino Privado segue até sexta-feira (25), promovendo diálogos que conectam razão, emoção e inovação em prol de uma educação mais humana e transformadora.
Nesta quinta-feira (24), ocorrem as palestras simultâneas no Auditório do Centro de Eventos da PUCRS, voltadas a professores, com a participação de Idelfranio Moreira, Alexandre Ventura, Lucia Giraffa, Guilherme Nogueira e Telma Pantano. Já no Teatro do Prédio 40, a programação voltada a diretores contará com os palestrantes Ricardo Mariz, Marcos Scussel, Ivan Petry e Sonia Simões Colombo.
Na sexta-feira (25), estão previstas as palestras de Humberto Herrera, Arthur Bender e Zeca de Mello, encerrando o evento com reflexões voltadas à liderança, propósito e inovação educacional.
Sobre o Congresso
O 18ª Congresso do Ensino Privado é uma realização do SINEPE/RS e tem como patrocinadores: FTD Educação, PUCRS, SAS Educação, Pearson Thomas Bilíngue for Schools, Editora do Brasil, International School, Bernoulli Sistema de Ensino; Santillana Educação; Poliedro Sistema de Ensino; COC; ZOOM EDUCATION FOR LIFE; HUMUS Educação; Somos Educação e Macmillan Education. Apoiadores: Applause Formaturas e Bike Village.





