Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Escolas privadas promovem a paz no dia 20 de abril
22/04/2023

Escolas privadas promovem a paz no dia 20 de abril

Instituições de ensino de diferentes cidades do Estado sensibilizaram a comunidade escolar para a valorização da vida e a promoção da paz dentro e fora das escolas

por Assessoria de Comunicação SINEPE/RS
Escolas privadas promovem a paz no dia 20 de abril

O dia 20 de abril foi marcado por ações voltadas à paz em diversas escolas particulares, em todo o Estado. As ações foram motivadas após as recentes ameaças de ataques nas instituições de ensino. As escolas usaram a criatividade e promoveram palestras, momentos de reflexão, entrega de rosas, entre outras ações, envolvendo toda a comunidade escolar. Conheça algumas dessas iniciativas:

Na Rede Marista, os estudantes dos Colégios Maristas de Porto Alegre, participaram de uma ação em prol da paz. Chamada de Dia do Cuidar, a iniciativa envolveu mais de 90 mil estudantes de todo o país. Diferentes abordagens, de acordo com a faixa etária de cada turma, foram usadas para promover um momento de acolhimento, respeito e de promoção da cultura da paz. Os estudantes dos Colégios Maristas Rosário, Champagnat, Ipanema, Assunção, São Pedro, Vettorello e Ir. Jaime Biazus, bem como das Escolas Maristas de Educação Infantil Renascer, Menino Jesus, Cézar Busatto e Tia Jussara, pararam suas atividades curriculares nos primeiros períodos do dia para participar de dinâmicas e reflexões, e depois, realizaram registros do que é ser promotor da paz. Entre as ações estavam desenhos, cartazes, poesias e muito amor envolvido nos materiais criados por crianças e adolescentes.

Colégio Marista Rosário (foto:  Marco Wolff)

No Colégio Dom Bosco, de Porto Alegre, a direção reuniu estudantes, professores e funcionários no pátio para reforçar os valores de cuidado um com o outro. O grupo refletiu sobre a cultura da paz na sala de aula, aceitação das diversidades e a importância de acreditarem que a escola é, acima de tudo, um local de relações saudáveis e amorosas.

Colégio Dom Bosco

No Colégio Santa Inês, os estudantes foram sensibilizados para a cultura do encontro, da paz, da fraternidade e gentileza. Cada turma recebeu um envelope, um papel de carta e adesivos para enfeitar. A turma, juntamente com o(a) professor(a), foram sensibilizados para a escrita de uma carta desejando sentimentos bons para alguém da comunidade, seja interna ou externa. Essas cartas foram e continuarão sendo distribuídas pela pastoral nos espaços onde os estudantes frequentam e convivem, na escola e nas redondezas.

Colégio Santa Inês

Ainda em Porto Alegre, no Colégio Monteiro Lobato, a ação foi realizada pelas alunas da Turma 41 do Ensino Fundamental I e emocionou a Direção da escola.  A organização partiu das mães de alguns alunos da turma, que entregaram rosas brancas junto a uma mensagem de paz em diferentes setores da Escola, “um ato que simboliza a parceria família e escola, um exemplo para todos nós” comentou a Diretora Ana Lobato.

Colégio Monteiro Lobato

No Colégio Glória, também em Porto Alegre, as ações foram marcadas pelo pastoral escolar, os alunos foram reunidos no campão do Colégio, cada um segurando um balão branco. Ouviram um momento de reflexão sobre o dia, sobre paz e amor. Após a oração, todos ouviram e cantaram a música A Paz, do Roupa Nova e soltaram os balões. Também aconteceu, uma ação feita por um aluno do oitavo ano do fundamental, que trouxe mimos para os colegas, professores e coordenações.

Colégio Glória

No interior do Estado, no Colégio Madre Bárbara - Rede ICM, em Lajeado, a comunidade escolar foi surpreendida por uma ação no início da manhã, promovida pelo Grêmio Estudantil da instituição. A presidente Isadora Martins e o vice-presidente Rômulo Klein passaram em algumas turmas e setores do Colégio para agradecer os profissionais por serem um exemplo de força e dedicação.

Colégio Madre Bárbara

No Colégio Alternativo, de Rio Grande, os alunos tiveram a ideia de abraçar a escola com um escudo de amor, contra o mal. Para isso, desenharam e escreveram todos os seus sentimentos e fizeram um varal que está pregado por fora de todo o perímetro do prédio. “Ninguém rasgou ou riscou, ao contrário, as pessoas param para ver e se sentem seguras. Estão de parabéns todos os professores e os alunos envolvidos da educação infantil ao 3º ano do ensino médio”, destaca a diretora Cláudia Guedes.

Colégio Alternativo 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar