Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025 avalia trabalhos de Comunicação e Marketing
20/10/2025

Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025 avalia trabalhos de Comunicação e Marketing

Terceira etapa reuniu cases que concorrem a ouro, prata e bronze na premiação, marcada para 5 de dezembro, em Porto Alegre

por Pedro Pereira - Padrinho Conteúdo
Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025 avalia trabalhos de Comunicação e Marketing
Rústica 40 Anos:  Cada passo conta uma História - Colégio Santa Inês, de Porto Alegre

As boas práticas precisam chegar ao conhecimento da sociedade para que sejam replicadas ou inspirem novas ações. Ao mesmo tempo, devem ser bem trabalhadas internamente a fim de aumentar o engajamento de todos os atores. Por isso, o Prêmio Inovação SINEPE/RS faz questão de reconhecer projetos na categoria Comunicação e Marketing.

A terceira etapa de avaliação da edição de 2025 ocorreu no dia 9 de outubro, na sede do sindicato, em Porto Alegre. Iniciativas com perfis diferentes foram apresentadas, mostrando que a comunicação deve ser vista de forma transversal, presente em toda e qualquer atividade desenvolvida pelas instituições.

Corrida tradicional

Muito antes da febre da corrida de rua que tomou conta do Brasil nos últimos anos, o Colégio Santa Inês, de Porto Alegre, já percebia a importância do esporte para a saúde. Mais do que isso, via na modalidade uma forma de reunir a comunidade escolar para confraternizar. Foi assim que a rústica organizada pela instituição chegou aos 40 anos em 2025.

A corrida, no contexto em que é aplicada pelo colégio, tem diversos objetivos. Combater o sedentarismo e promover hábitos saudáveis é um deles. Somam-se o estímulo ao protagonismo estudantil e à participação familiar, o fortalecimento dos laços comunitários por meio de práticas coletivas, a integração de práticas sustentáveis às atividades escolares e a promoção da educação para a paz e a cidadania ativa.

Olhando para trás, mas com uma pegada contemporânea e semeando o futuro, o colégio colocou em prática o projeto “Rústica 40 anos: cada passo conta uma história”. O evento é visto como um espaço de memória, de encontros e de celebração do orgulho em fazer parte. Anualmente, reúne ex-alunos, estudantes atuais, familiares e educadores em torno do propósito de valorizar a saúde e a convivência.

Depois de quatro décadas, a rústica continua se reinventando. Entre os diferenciais apresentados em 2025 está uma websérie documental, trazendo as memórias afetivas por meio de depoimentos que denotam a importância do evento na vida das pessoas.

Além disso, a rústica traz a questão ambiental de forma bastante evidente. Os kits dos corredores incluem garrafas reutilizáveis e mochilas ecológicas. Os copos plásticos foram substituídos pelos de fibra de bambu. Já o uniforme, feito com tecido próprio para a prática esportiva, também serve como uniforme, reforçando a imagem institucional.

No aspecto pedagógico, a atividade incentiva a relação intergeracional. As provas são divididas por faixa etária, começando pelos bebês e indo até os adultos. Todos se reúnem para brincadeiras, piquenique e praticar outros esportes enquanto não estão correndo. Um manto, assinado por todos, é o símbolo maior desse congraçamento.

O resultado pode ser traduzido em números. Foram 715 inscrições e 570 camisas oficiais vendidas. Ao todo, mais de 2,5 mil pessoas participaram da ação, que contou com sorteio de 15 brindes esportivos. Mesmo com tudo isso, o impacto ambiental foi positivo, com um total de zero copos plásticos utilizados.

Conectividade em sentido amplo

Com a transformação promovida pelas tecnologias digitais e as redes sociais, a Escola Santa Mônica, de Pelotas, encontrou uma forma de aderir sem perder a essência. Mais do que isso, fez questão de mostrar suas valências e seus valores usando essas ferramentas.

A instituição sempre utilizou as redes como extensão do projeto pedagógico, mas o caráter informativo foi ganhando tons cada vez mais afetivos. O projeto “Conexões Reais: missão, visão e valores em ação” nasce nesse contexto.

Mais do que aderir a formatos populares, a instituição retrata propósitos em cada publicação, pois consideram as tendências digitais não como conteúdos passageiros, mas recursos estratégicos que reforçam a essência da proposta educativa e dão visibilidade às experiências vividas no cotidiano escolar.

A comunicação digital passa a integrar o processo educativo. Com ênfase aos formatos audiovisuais, a linguagem das redes se consolidou como a forma dominante de expressão dos estudantes.

A necessidade de ampliar a comunicação da escola, com foco inclusive nas campanhas de matrículas, foi outro motivador importante. Entre os objetivos também estavam aumentar a taxa de engajamento orgânico das redes sociais, estimular o protagonismo dos alunos nas mídias, humanizar a comunicação institucional, gerar conteúdos compartilháveis para atrair novos seguidores e fortalecer a imagem da escola.

Para retratar o ambiente escolar e as propostas que perpassam toda a proposta de ensino da instituição, foram usadas trends das redes sociais como base. Estudantes, funcionários, professores e familiares entraram na onda e participaram de vídeos que, com humor e afeto, transmitem informações importantes.

Durante as aulas, os intervalos e os eventos escolares, são captados registros espontâneos que revelam a autenticidade da vivência dos alunos. Em muitos casos, eles próprios

sugerem ideias e participam ativamente da criação dos conteúdos.

As postagens alcançaram quase dois milhões de visualizações em três meses. As interações totais cresceram 43%, com destaque para conteúdos no formato reels, e as visitas ao perfil da instituição aumentaram 47%. Mais de 160 mil contas foram alcançadas organicamente, incluindo famílias, estudantes e público em geral. A base de 15 mil seguidores mostrou forte engajamento, respondendo por 80% das interações.

No aspecto qualitativo, segundo a equipe da escola, os alunos mostram mais entusiasmo e pertencimento ao se verem nos conteúdos das redes. Além disso, a imagem institucional foi fortalecida como acolhedora, atual e conectada com as novas linguagens. Como efeito, as campanhas escolares tiveram maior adesão de professores, alunos e famílias, impulsionadas pelas postagens nos perfis.

Criatividade para falar de inspiração

Com dois projetos selecionados, o Colégio Santa Inês volta à cena para falar sobre o Dia Internacional da Mulher, instituído para marcar a promoção dos direitos das mulheres e das meninas, igualdade de gênero e fomento ao empoderamento. Embora não fale sobre isso apenas em 8 de março, a instituição entende que centralizar as ações na data potencializa as oportunidades para que mais mulheres e meninas liderem, inovem, empreendam e sejam reconhecidas.

O projeto "Mulheres que Inspiram" surge do entendimento de que a educação é uma das ferramentas para a transformação social, por meio de ações que valorizam histórias de vida,

trajetórias de superação e contribuições femininas em diversas áreas do saber e da sociedade. O colégio viu nesse caminho uma forma de incentivar uma cultura de reconhecimento, empatia e protagonismo – até porque a comunidade escolar é majoritariamente feminina: 78% dos educadores e 52% dos estudantes.

As atividades foram pensadas de forma interdisciplinar e com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de Educação de Qualidade Igualdade de Gênero, marcando o compromisso da instituição com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Para reforçar a abrangência, todas as ações contaram com participação ativa dos estudantes, educadores e famílias.

Uma dessas atividades foi o 3º Bazar de Empreendedorismo Feminino, onde estudantes, mães, avós e educadoras apresentaram seus produtos e serviços, em um espaço de incentivo ao empoderamento feminino e à geração de renda. O espaço acabou se mostrando, também, lugar de partilha de histórias de superação entre essas mulheres. Os itens comercializados incluem artesanatos, itens de papelaria, bijuterias e acessórios, cosméticos, brinquedos, livros e doces.

Já a roda de conversa “Falas que Inspiram” foi organizada pela Pastoral Educacional para os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio. A ação reuniu quatro personalidades femininas da comunidade escolar para compartilhar suas trajetórias, visões de mundo e contribuições sociais.

Aos mais novos, coube a elaboração das Árvores de Mulheres Inspiradoras, onde puderam reconhecer mulheres importantes em suas vidas. A inspiração dos estudantes de Ensino Fundamental Anos Iniciais e da Educação Infantil teve raiz em familiares, professoras, cientistas, artistas, esportistas ou figuras de outros lugares de destaque em suas percepções. A metáfora da árvore simbolizou força, crescimento e resiliência. No final da atividade, a reflexão que prevaleceu foi: Como podemos reconhecer e valorizar essas mulheres todos os dias?

O Café que Inspira foi promovido em dois turnos diferentes para oferecer um momento de pausa, a fim de que todos celebrassem a presença e a importância das mulheres no ambiente escolar. E a distribuição de adesivos teve o propósito de estimular a comunidade escolar

a enxergar e reconhecer as potências femininas presentes no dia a dia, ao fomentar a cultura do respeito e do exemplo.

A distribuição de adesivos em alusão ao Dia Internacional da Mulher ocorre desde 2023 e é muito esperada pela comunidade escolar. Em 2025, eles trouxeram a mensagem “Mulher que Inspira”, por isso as educadoras foram convidadas a aplicá-los umas nas outras, reforçando a sororidade, enquanto os estudantes puderam presentear mulheres e meninas que os inspiram.

Para coroar a ação, um vídeo institucional celebra a data. O mote é a construção de relação entre diferentes gerações, com diferentes vozes femininas, a partir de seus sonhos e realizações. Participaram estudantes, mães, avós, educadoras e empreendedoras de diversas áreas de atuação.

Ao todo, mais de 1,3 mil estudantes e 256 educadores receberam o adesivo e circularam pelo bazar. Mais de 600 estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio assistiram ao Falas que Inspiram e mais de 718 mulheres receberam o card e o adesivo que as

crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais levaram para casa.

“É um momento muito importante para a gente, enquanto colaborador de uma escola, poder trazer ideias que inspirem, mas também para sermos inspirados. É um prêmio que reúne diferentes visões para a educação”, destacou a coordenadora de Comunicação e Marketing do Colégio Santa Inês, Camila Ribeiro.

Metodologia da apresentação dos trabalhos

Na terceira e última etapa de avaliação dos projetos que concorrem ao Prêmio Inovação SINEPE/RS 2025, cada equipe teve 20 minutos para a apresentação. O tempo foi cronometrado pela organização e exibido para os apresentadores, para que pudessem ter controle.

Após cada exposição, os jurados tiveram a oportunidade de tecer comentários e fazer perguntas, que foram respondidas em um período adicional de cinco minutos. Concluída cada categoria, os respectivos avaliadores conversaram entre si, mas atribuíram notas individualmente. Delas, é feita uma média que compõe com as outras notas da competição.

Segundo a gestora de projetos do SINEPE/RS, Luciana Jeckel, 51 jurados voluntários, de diferentes áreas do conhecimento, participaram da avaliação dos projetos. Nesta etapa, foram três para cada categoria. O resultado final, com as categorias ouro, prata e bronze, será divulgado no dia 5 de dezembro, no Teatro do Prédio 40 da PUCRS.

A premiação deste ano conta com patrocínio da FTD Educação.

Confira os jurados da categoria:

  • Alessandra Becker, relações públicas, pós graduada em Comportamento Humano e Sócia fundadora da FALE Consultoras
     
  • Pedro Pereira, jornalista e repórter da Padrinho Conteúdo e Assessoria
     
  • Tiago Rigo, doutor e mestre em Comunicação, especialista em Marketing Estratégico, professor na Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e coordenador de marketing da PUCRS

 

 

 

 

 

 

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar