Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Sindicatos se reúnem em nova rodada de negociações da Educação Básica
16/04/2021

Sindicatos se reúnem em nova rodada de negociações da Educação Básica

Encontros foram marcados por discussões de pautas econômicas

por Alana Schneider
Sindicatos se reúnem em nova rodada de negociações da Educação Básica
Encontro com o sindicato dos professores da Educação Básica

Na tarde desta quinta-feira (15), SINEPE/RS, Sindicato dos Professores e Sindicato dos Técnicos em Administração Escolar se reuniram em nova rodada de negociações. Na reunião com os docentes o foco foi o reajuste salarial para a categoria. Já com os técnicos o destaque foram as discussões sobre as cláusulas da LGPD e do teletrabalho.

No encontro do dia 26/03 o SINEPE/RS apresentou aos professores uma proposta de reajuste salarial: pagamento integralizado da correção (6,22%), mas de forma parcelada nos meses de março, setembro e janeiro de 2022. Entretanto, a proposta não foi aceita pelo sindicato laboral que apresentou, nesta quinta-feira, uma contraproposta. O pedido dos professores é o pagamento de 3,5% do INPC em março e o restante integralizado em agosto. A reivindicação é de que o INPC não seja transferido para 2022, que todo o valor seja pago neste ano, mesmo que de forma parcelada. Entre os argumentos da categoria está a necessidade de garantir a qualidade de vida e direitos básicos dos trabalhadores. O SINEPE/RS se comprometeu a avaliar a proposta para o encontro da próxima quinta-feira (22). O objetivo é chegar a um acordo sobre o reajuste salarial para então, dar continuidade às demais cláusulas.

Em relação aos técnicos, os sindicatos trabalharam no fechamento e nos ajustes de redação de algumas cláusulas sociais. Uma das reivindicações dos técnicos é a criação de uma cláusula que permita o ressarcimento das despesas efetuadas pelo trabalhador durante o teletrabalho. Para isso, a categoria solicitou um auxílio, pago pelas instituições, a fim de subsidiar alguns gastos dos técnicos como energia elétrica e internet. Outro pedido é a oferta de EPIs aos funcionários e realização de testes para a Covid-19, em casos de suspeita de infecção, na volta às aulas presenciais. No encontro, o SINEPE/RS também reforçou o pedido para inclusão da cláusula sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A preocupação é registrar em CCT o cuidado e o reconhecimento frente à legislação, demonstrando que os sindicatos estão sensíveis ao cumprimento da normativa. Na próxima semana, o foco do encontro será o reajuste salarial para a categoria.

Confira: 

 

Acompanhe os principais conteúdos da educação também nas redes sociais. Assine nossa newsletter (formulário no rodapé da página) e se inscreva na TV SINEPE/RS no Youtube.

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar