27/07/2017
Uso do spinner como ferramenta pedagógica em sala de aula

Atualmente, um dos maiores desafios de sala de aula é manter o aluno interessado na aprendizagem. Em meio a tanta tecnologia, brinquedos que interagem sozinhos, a informação obtida através de ferramentas cada vez mais rápidas, cabe ao professor criar mecanismos para conseguir atrair a atenção dos alunos em sala de aula.
Um brinquedo que está cada vez mais popular nas escolas é o Spinner, objeto que gira em torno de si mesmo, e que inicialmente teria o propósito de controlar a ansiedade e manter a atenção. Entretanto, o mesmo virou alvo de desejo de muitas crianças, virando uma mania nacional.
Em sala de aula, mais da metade das crianças usavam o brinquedo no recreio e nos momentos livres. Aos poucos foi se expandindo até que grande parte dos momentos da rotina era acompanhada do objeto, muitas vezes atrapalhando o desenvolvimento da aula.
Ao trazer o Spinner para a sala de aula, conseguimos a atenção dos alunos e pudemos refletir sobre o uso do brinquedo: seus malefícios e benefícios. A aquisição da linguagem escrita deve sempre envolver algo que as crianças demonstrem interessem.
Quando estávamos em roda, por exemplo, falávamos palavras com determinada letra, durante o tempo que o Spinner girava. Quanto mais palavras fossem ditas, mais o GRUPO ganhava pontos. Nessa atividade específica, trabalhamos letramento, quantificação, noção de maior e menor, socialização e pertencimento ao grupo, pois todos ganhavam.
Existem inúmeras outras possibilidades para o uso do Spinner, integração com a aula de inglês buscando tradução, explorando a noção de tempo, com o uso de segundos e minutos... ideias são muitas, basta se abrir para o novo.
Já passamos do tempo em que a sala de aula era apenas para uma aprendizagem formal, no qual somente o professor estabelece o conteúdo a ser aprendido. É cada vez mais necessário que esse ambiente seja mais atrativo e agradável para todos os envolvidos com a educação.

