Menu

Já é associado?

Faça o seu login e envie a sua notícia.

Não Possui Conta?

Saiba mais como tornar-se associado clicando aqui.

  • Home
  • Notícias
  • Uso do spinner como ferramenta pedagógica em sala de aula
27/07/2017

Uso do spinner como ferramenta pedagógica em sala de aula

por Professora Daiane Câmara Machado
Uso do spinner como ferramenta pedagógica em sala de aula
Atualmente, um dos maiores desafios de sala de aula é manter o aluno interessado na aprendizagem. Em meio a tanta tecnologia, brinquedos que interagem sozinhos, a informação obtida através de ferramentas cada vez mais rápidas, cabe ao professor criar mecanismos para conseguir atrair a atenção dos alunos em sala de aula. Um brinquedo que está cada vez mais popular nas escolas é o Spinner, objeto que gira em torno de si mesmo, e que inicialmente teria o propósito de controlar a ansiedade e manter a atenção. Entretanto, o mesmo virou alvo de desejo de muitas crianças, virando uma mania nacional. Em sala de aula, mais da metade das crianças usavam o brinquedo no recreio e nos momentos livres. Aos poucos foi se expandindo até que grande parte dos momentos da rotina era acompanhada do objeto, muitas vezes atrapalhando o desenvolvimento da aula. Ao trazer o Spinner para a sala de aula, conseguimos a atenção dos alunos e pudemos refletir sobre o uso do brinquedo: seus malefícios e benefícios. A aquisição da linguagem escrita deve sempre envolver algo que as crianças demonstrem interessem. Quando estávamos em roda, por exemplo, falávamos palavras com determinada letra, durante o tempo que o Spinner girava. Quanto mais palavras fossem ditas, mais o GRUPO ganhava pontos. Nessa atividade específica, trabalhamos letramento, quantificação, noção de maior e menor, socialização e pertencimento ao grupo, pois todos ganhavam. Existem inúmeras outras possibilidades para o uso do Spinner, integração com a aula de inglês buscando tradução, explorando a noção de tempo, com o uso de segundos e minutos... ideias são muitas, basta se abrir para o novo. Já passamos do tempo em que a sala de aula era apenas para uma aprendizagem formal, no qual somente o professor estabelece o conteúdo a ser aprendido. É cada vez mais necessário que esse ambiente seja mais atrativo e agradável para todos os envolvidos com a educação.

Mais sobre:

Compartilhe:

publicidade
  • Publicidade
publicidade
  • Publicidade

Gostaria de enviar notícia ao SINEPE/RS?

Colabore com o acervo de notícias para o nosso site.
Faça o seu e envie sua notícia

Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies.
Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade e utilização de cookies.
Aceitar