17/05/2016
Zeca de Mello abre programação do Seminário de Diretores
Filósofo encantou o público ao falar sobre a importância da empatia

A palestra `Empatia: Uma virtude provocadora para a Educação, apresentada pelo filósofo, doutor em Teologia e professor convidado da Fundação Dom Cabral e Fundação Getúlio Varga, Zeca de Mello, abriu a programação do 12º Seminário de Diretores, no Hotel Continental, em Porto Alegre, na manhã desta terça-feira (17/05). O evento conta com a participação de 130 dirigentes de escolas e instituições de educação superior privadas e ocorre até às 16h30.
Em sua palestra, Zeca falou sobre a pertinência e virtude da empatia e seus benefícios na sociedade e na educação. Segundo o filósofo, a empatia ganhou mais relevância com a neurociência, mas ainda é um conceito pouco trabalhado. "O ensino brasileiro tem déficit no campo da crítica e da empatia", afirmou. Um dos fatores que tornam complexo esse trabalho é a nova configuração da sociedade, hoje, que prevalece a aceleração e a falta de tempo. "Como desenvolver empatia num mundo hiperconectado e de diversidade onde as pessoas só conversam com iguais?", questionou o palestrante.
Para Zeca, o exercício da empatia ajuda a criar vínculos porque permite se colocar no lugar do outro. "Feliz aquele que consegue colocar essa virtude no seu dia a dia. Na escola das emoções somos todos alunos!". O filósofo colocou que a empatia também auxilia na criatividade. "Muitas organizações usam o mapa da empatia para pensar em novos projetos ou resolver problemas porque ela ajuda a sentir e pensar como o outro. Somos muito tarefeiros, focamos só no fazer, temos que pensar qual valor que vamos entregar", afirmou.